Connect with us

PRINCIPAL

Dos barrancos do Rio Purus para a Assembleia Legislativa; conheça a trajetória do deputado que agora é ‘dono’ de um pedaço grande do Acre

Publicado

em

Jorge Natal, especial para o AcreNews

Quando a família Sá deixou o Rio Purus, embarcou numa aventura de sonhos de uma vida melhor, rejeitando aquilo que o destino lhes impusera. Era início dos anos 80, momento em que a extração da borracha perdia o seu valor, culminando na desativação dos seringais, o que arruinou a principal fonte econômica do Acre. Esperança não havia naquelas remotas paragens.

A propriedade ficava em Manoel Urbano, distante 250 quilômetros de Rio Branco. Somente para ir à sede do município, era preciso viajar no mínimo um dia de barco. Em uma época em que as estradas eram intrafegáveis durante oitos meses do ano, chegar à capital era outra epopeia.

O patriarca, Francisco Rabelo de Sá, conhecido como Chico Raulino, por muitos anos, foi regatão nos rios da região. Depois, arrendou o Seringal São Braz onde a maioria dos seus vinte e dois filhos nasceram. “Eu, particularmente, vim a este mundo dentro de um barco”, contou o agora deputado estadual José Altanízio Thaumaturgo Sá, de 53 anos, o Tanízio Sá (MDB).

Mas voltemos aos anos oitenta. Tanízio veio morar na cidade para estudar. Na juventude, foi comerciante, mas demorou pouco para achar a sua vocação – a política. Foi vereador por dois mandatos e depois perdeu seis eleições (2002/2004/2006/2008/2012/2014), sendo duas para prefeito e quatro para deputado estadual. 

Durante esse longo período, foi assessor político nos governos de Jorge Viana e Binho Marques e depois empresário na cidade de Sena Madureira. Em 2016, finalmente consegue se eleger prefeito de Manoel Urbano. O trabalho reconhecido o conduziu a reeleição, porém Tanízio renunciou para concorrer às últimas eleições. “Dos vinte e dois municípios do Acre, em apenas um eu não tirei votos”, destacou o parlamentar, que nos concedeu a seguinte entrevista:

Acre News – O senhor é bastante resiliente, uma vez que perdeu seis eleições consecutivas. Conte-nos um pouco da sua trajetória?

Tanízio Sá – Nós somos da região do Purus. A nossa família é bastante numerosa. Só irmãos são vinte e dois. Somos unidos e enraizados nos municípios Sena Madureira, Manoel Urbano e Santa Rosa do Purus. Eu já fui vereador por duas vezes. O meu irmão, o Tamir, está no terceiro mandato de prefeito em Santa Rosa. Além disso, tenho irmãos, sobrinhos e outros parentes que são ou já foram vereadores na região. Ao todo, a nossa família tem 50 anos de mandato, ou seja, servindo as pessoas. Eu perdi seis eleições consecutivas (2002/2004/2006/2008/2012/2014).

Acre News – Há pouquíssimo tempo, Manoel Urbano, quando se tratada de desenvolvimento e qualidade de vida, era um dos piores lugares para se viver. Nos dias atuais, no entanto, isso mudou. O que aconteceu?

Tanízio Sá – Uma série de fatores, porém a nossa administração deu a sua contribuição. Primeiramente, o respeito com o dinheiro público. Depois, invertemos prioridades e otimizamos os recursos. Muitas idas e vindas a Brasília, além do estímulo para quem quisesse investir no município. Somos o segundo maior produtor de banana e café e o maior de repolho. Ajudamos a consolidar a pecuária e transformamos a cidade num canteiro de obras. Dessa forma, a economia está crescendo e o temos menor índice de desemprego do Acre. O período em que passei na prefeitura, cinco anos e três meses, foram de dedicação integral para melhorar a vida das pessoas. Eu sei que tem muita coisa para ser feita, no entanto, já avançamos bastante. Isso pode ser constatado pela autoestima da população. Ah, temos uma das melhores saúde da Região Norte e ficamos entres as cinquentas melhores gestões do país. 

Acre News – Como foi a sua campanha?

Tanízio Sá – Quando eu era prefeito, o meu foco era o trabalho. Fomos reconhecidos em vinte e um municípios do Acre, ou seja, em apenas um não tivemos votos. O trabalho dignifica as pessoas e traz prosperidade. Estamos construindo uma paraça estilo europeu, fizemos um porto, três ginásios de esporte, duas quadras, vinte e nove escolas e pavimentamos mais de 90% das ruas da cidade. Também construímos dois postos de saúde. Hoje alguns municípios se espelham na gente. A nossa campanha foi mostrando trabalho e nos comprometendo em fazer mais.

Acre News – Diga-nos um compromisso seu?

Tanízio Sá – É o de levar os serviços do estado para aqueles municípios. Se um morador de Santa Rosa quiser fazer a transferência de uma moto, por exemplo, ele tem que se deslocar até Sena Madureira. E aí, meu amigo, é despesa enorme com transporte, alimentação e hospedagem. Se Deus quiser, esse serviço será feito por lá. A mesma coisa com o Imac, a Sefaz, o Deracre, entre outros. O bom seria se todo deputado tivesse sido prefeito, pois assim conheceria a realidade dessas localidades.  

Acre News – O senhor é da base de sustentação do governador?

Tanízio Sá – O Gladson foi um parceirão do município como era senador e agora governador. Tudo que for bom para o Acre, vou ajudá-lo. Tenho muito respeito pela população acreana, que deu uma votação bastante expressiva para ele. O meu partido tem outra posição, mas o respeito e a democracia prevalecem por lá. Eu me sinto muito à vontade no MDB.

Acre News – Qual é a reivindicação que o senhor está fazendo neste início de legislatura?

Tanízio Sá – A reconstrução da BR 364. Essa obra é extrema importância para os municípios. Vamos pressionar o governo federal, nos articular com a bancada federal e mobilizar tudo que estiver ao nosso alcance.

Raio-X (trajetória):

1982 perdeu para vereador;

1986 se elegeu vereador;

2000 se reelegeu;

2002 perdeu para deputado estadual;

2004 perdeu para prefeito;

2006 perdeu para deputado estadual;

2008 perdeu para prefeito;

 2012 perdeu para prefeito;

2014 perdeu para deputado estadual;

2016 ganhou para prefeito;

2020 se reelegeu prefeito;

2022 ganhou para deputado estadual

Continue lendo

EXPEDIENTE

O Portal Acrenews é uma publicação de Acrenews Comunicação e Publicidade

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Gerente-administrativo: Larissa Cristiane

Contato: siteacrenews@gmail.com

Endereço: Avenida Epaminondas Jácome, 523, sala 07, centro, Rio Branco, Acre

Os artigos publicados não traduzem, necessariamente, a opinião deste jornal



Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Soluções Tecnológicas