GOSPEL
Ela é a dona da audiência do rádio nas manhãs de Rio Branco e em boa parte do Acre: Vânia Mendonça com seu Bom dia Vida
A radialista e teóloga Vânia Mendonça tem um pedaço bem significativo do Acre com quem se comunica pela manhã, de segunda a sexta-feira. Ela é a dona da audiência no rádio de 7 às 8 horas há pelo menos 19 anos, com seu programa Bom dia Vida, levado ao ar pela rádio Boas Novas, 107,9 FM, cuja sede é em Rio Branco.
Morena franzina, de estatura mediana, Vânia Mendonça e sua compleição física contrastam com o furacão de voz que domina a audiência do rádio nas manhãs do Acre. Quando o operador de som da emissora solta a vinheta de abertura do programa com uma música feita especialmente para a titular do microfone que vai entrar no ar, milhares de rádios já estão ligados à espera daquela explosão de alegria e adoração a Deus que a radialista exala ao entrar no ar. É um momento em que ela levanta a autoestima de centenas de ouvintes.
Com um formato modesto, o programa Bom dia Vida é ela no microfone dando notícias, pregando o evangelho, ouvindo alguns entrevistados com assuntos diversos e chamando um louvor atrás do outro. É uma hora de uma agitação sem precedentes. Colegas de emissora e até a proprietária do complexo de comunicação, deputada federal Antônia Lúcia (Republicano), se impressionam com o tamanho da alegria com que Vânia Mendonça interage com sua audiência. A deputada derrama elogios. “Vânia é fenômeno”, disse.
Vânia Mendonça é uma xapuriense que veio cedo para Rio Branco, onde estudou muito, inclusive Teologia. Evangélica praticante, “até o tutano”, como gosta de afirmar, chegou de mansinha nos estúdios da Boas Novas há cerca de 18 anos, meio acanhada, sem ter ideia de que dominaria a audiência das manhãs por tanto tempo. A receita é simples: Vânia interage com seus ouvintes com muita alegria e respeito, devolvendo o carinho que recebe com muita informação e música gospel.
Fora do ar, Vânia ministra a palavra de Deus em eventos e, com muita discrição, realiza muito trabalho social. Além de hospitais, onde leva alegria a quem está passando pelo vale, a radialista capta ajuda para os mais necessitados. Internos de instituições como o Lar dos Vicentinos, por exemplo, conhecem bem esse lado da rainha da audiência nas manhãs do Acre pelo rádio. A própria não faz propaganda desses feitos. Se baseia na palavra de Deus segundo a qual a mão direita não veja o que a esquerda faz.
Com esse perfil e conhecida em praticamente todo o Acre, onde a Boas Novas chega, é natural que Vânia Mendonça tenha sido cortejada para entrar na política. Ele adia toda vez um suposto projeto nesse sentido. Se diz feliz em levar a palavra de Deus no rádio e fora do rádio. E assim vai deixando seu nome na história.