ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Em Brasília, Governo do Acre e AMAC buscam apoio da Funasa para fortalecer gestão do saneamento nos municípios acreanos
Em Brasília, Governo do Acre e AMAC buscam apoio da Funasa para fortalecer gestão do saneamento nos municípios acreanos
O Governo do Acre, representado pelo Secretário de Planejamento Ricardo Brandão, juntamente com Associação dos Municípios do Acre (AMAC) e Consórcio Intermunicipal de Resíduos Sólidos (CINRESO) representada pelo prefeito de Rio Branco e presidente da AMAC E CINRESO, Tião Bocalon, reuniram-se em Brasília com dirigentes da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), com a finalidade de articular apoio para elaboração e atualização dos planos municipais de saneamento básico, documento indispensável para avançar na implementação das políticas públicas de saneamento integrado nos municípios acreanos.
A agenda teve como objetivo fortalecer o diálogo institucional com a FUNASA e buscar a formalização de parceria para apoio técnico e operacional para implantação de medidas demandadas pelo Novo Marco Legal do Saneamento.
Durante a reunião os membros da comitiva de autoridades acreanas reiteraram solicitação de apoio da Fundação para viabilizar os planos municipais de saneamento básico, essenciais para garantir avanços nos serviços de abastecimento de água, esgotamento sanitário, drenagem urbana e gestão e manejo de resíduos sólidos.
O presidente da Funasa, Alexandre Motta, destacou que o governo federal tem a Região Norte como prioridade e que pretende articular uma agenda no Acre para conhecer de perto os desafios do setor. “Nosso objetivo é estabelecer um diálogo mais próximo com o estado e construir soluções definitivas para o saneamento na região”, afirmou.
Com o reforço da Funasa, o Acre irá acelerar a preparação dos planos municipais e garantir que todos os 21 municípios do interior tenham condições de cumprir as metas de universalização do saneamento até 2033.
Também participaram do encontro:
José Bestene, Presidente do SANEACRE (Serviço de Água e Esgoto do Estado do Acre);
Enoque Pereira, Presidente do SAERB (Serviço de Água e Esgoto de Rio Branco);
Luis Almir, Presidente da AGEAC (Agência Reguladora dos Serviços Públicos do Estado do Acre).
Emerson Leão, diretor do CINRESO (Consórcio Intermunicipal de Resíduos Sólidos do Acre).