ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Em busca de tratamento para a filha com leucemia, família pede ajuda para se manter em Curitiba
Os pais da pequena Ayla Vitória dos Santos Amorim, de apenas um ano e cinco meses, viu a vida de toda família mudar drasticamente nos últimos dias. A criança foi diagnóstica com leucemia (câncer que ocorre na formação das células sanguíneas) e precisa urgentemente de ajuda. A situação delicada fez com que eles buscassem tratamento em Curitiba, capital do Paraná.
A viagem ocorreu às pressas, na sexta-feira, 25, dois dias depois deles descobrirem a doença da filha.
“Na última semana que passou, isso na quarta-feira, 23, nossa bebê foi diagnosticada com leucemia, ficamos muito surpresos, desorientados, meio que sem ‘chão’. Uma das médicas já queria internar ela em Rio Branco para iniciar a quimioterapia no mesmo dia, mas comentei com a profissional da vontade de buscar atendimento em outro Estado, mesmo que fosse por meio do SUS”, disse Alessandra da Silva Amorim, mãe de Vitória.
Ela comentou que tiveram que viajar por conta própria, pois o Estado não iria oferecer o Tratamento Fora de Domicílio (TFD), porque o Acre oferece o tratamento para esse tipo de câncer.
“No entanto, decidimos viajar da noite para o dia, com os poucos recursos que tínhamos. Porém, graças a Deus, as portas foram se abrindo, alguns amigos foram ajudando mandando dinheiro por PIX, e outros fazendo rifa para arrecadar dinheiro”.
Amorim, que é enfermeira, e mãe de uma outra menina, de nove anos de idade, disse que teve que abandonar o trabalho, assim como o marido, para buscar um atendimento de qualidade para a filha.
“Estamos morando na casa de um primo de uma amiga de Rio Branco, que se dispuseram a nos receber. Ficaremos hospedados durante uma semana, até a gente se organizar. Depois, iremos buscar um local em conta, onde possamos conseguir para aluguel, pois será um tratamento longo, de, no mínimo, dois anos e meio. Também teremos gastos com transporte e alimentação. Nossa vida mudou completamente, tive que largar o meu trabalho, sou enfermeira. Meu esposo, que é atendente de farmácia, também teve que largar o emprego. Viemos com a cara e a coragem. Tenho fé que tudo vai dar certo”, ressaltou Alessandra.
A família fará o sorteio, no dia 22 de dezembro, de uma cesta com vários cosméticos e perfumes. A rifa, no valor de R$ 10, pode ser adquirida pela chave PIX: (68) 99965-1212 (Maria Nazenilda Silva de Souza). As pessoas podem ajudar doando qualquer valor por meio do PIX (CPF: 967.796. 832-72) – Alessandra da Silva Amorim. Qualquer dúvida no contato: (68) 98115-8245.
[A Gazeta do Acre]