GERAL
Em comemoração ao Dia Mundial da Educação Ambiental, o Clube de Observação de Aves do Acre promove palestras no Horto Florestal no domingo

Celebrado no dia 26 de janeiro, o Dia Mundial da Educação Ambiental foi instituído pela ONU para promover a conscientização global sobre a importância da proteção ambiental através do conhecimento e da ação, buscando um desenvolvimento sustentável e harmônico com a natureza.
Em referência à data o Clube de Observação de Aves do Acre, em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Rio Branco, realiza duas palestras no auditório do Horto Florestal, neste domingo, 25, às 9h da manhã. O evento é aberto ao público e objetiva aproximar a comunidade da observação de aves e também promover a troca de experiências entre os membros do grupo.
Ricardo Placido Foto: Arquivo pessoal
O biólogo Ricardo Plácido, um dos fundadores do clube, apresentará informações sobre o trabalho de descoberta da sururina-da-serra, espécie recém descrita pela ciência, endêmica da Serra do Divisor, e o registro audiovisual inédito que ele fez do tovacuçu-xodó, no Parque Estadual Chandless.
O músico e educador ambiental Deivid de Menezes falará sobre sua experiência com a observação de aves e a inspiração para idealizar o projeto Aves do Horto Florestal, que envolve ciência cidadã, geração de dados, produção de conhecimento e educação ambiental.
Deivid de Menezes Foto: Arquivo pessoal
REGISTROS, DESCOBERTA E CIÊNCIA CIDADÃ
O ano de 2025 foi um ano bastante animador para a observação de aves no Acre e algumas dessas histórias serão compartilhadas no evento.
Ricardo Plácido, um dos guias de aves mais experientes da Amazônia, conseguiu registros audiovisuais inéditos do tovacuçu-xodó (Grallaria eludens), uma espécie amazônica bastante difícil de ser observada na natureza. Foram anos de tentativas até realizar a façanha, onde precisou se embrenhar nas matas do Parque Estadual Chandless, na região do Purus, com apoio de moradores locais, e aguardar ansiosamente o momento certo para os registros.
Tovacuçu-xodó (Grallaria eludens) Foto Ricardo Plácido
“Levei sete anos para conseguir fazer esses registros. É uma espécie muito difícil de ser visualizada por usa habilidade de se esconder entre as árvores e arbustos da região”, relata Ricardo Plácido.
O biólogo também participou da descrição de uma nova espécie para a ciência, a sururina-da-serra (Tinamus resonan), uma ave da família dos inhambus e endêmica da região do Parque Nacional da Serra do Divisor, no vale do Juruá, que ocorre somente em áreas com altitude entre 300 a 500 metros. A descoberta realizada com outros quatro pesquisadores brasileiros – Luís Morais, Marco Crozariol, Fernando Godoy e Marcos Raposo – teve repercussão mundial e trouxe ainda mais visibilidade para o parque, que possui outras espécies de aves endêmicas a exemplo da choca-do-acre (Thamnophilus divisorius).
Sururina-da-serra (Tinamus resonan) Foto: Luis Morais
Já em Rio Branco, Deivid de Menezes iniciou na observação de aves como uma oportunidade de se reconectar com a natureza e aproveitou essa experiência para idealizar um projeto, aliando o trabalho como educador ambiental e a atividade de “passarinhar”.
Em julho de 2025, o projeto Aves do Horto Florestal ganhou corpo através de uma plataforma de ciência cidadã onde visitantes que frequentam o local podem compartilhar os seus registros. Atualmente a página do projeto conta com mais de 760 observações realizadas por 20 observadores resultando em uma lista de 120 espécies, incluindo espécies migratórias como o sanhaço-vermelho (Piranga rubra) também conhecido como sanhaço-de-fogo-migrador.
“A partir dos registros que comecei a fazer no horto florestal vi a necessidade de ter isso organizado e disponível para outras pessoas acessarem, e ao mesmo tempo oportunizar que qualquer interessado pudesse contribuir com suas observações visando aumentar o número de espécies catalogadas. Desde setembro tivemos um aumento significativo nos registros, saltando de 80 para 120 espécies o que mostra a importância da ciência cidadã no monitoramento da avifauna local e na geração de dados e informações para finalidades diversas, como a educação ambiental”, ressalta Deivid de Menezes.
Quem quiser saber mais e também colaborar com os registros, basta acessar a página do projeto: https://inaturalist.ca/projects/aves-do-horto-florestal
GRUPOS DE OBSERVAÇÃO DE AVES NO ACRE
Formado em 2024 o Clube de Observação de Aves do Acre atualmente possui uma comunidade no whatsapp que reúne dois grupos, sendo um de Rio Branco e outro no Vale do Juruá com mais de 100 membros.
Por meio dos grupos são compartilhadas informações sobre a observação de aves e agendadas as “passarinhadas”, saídas de campo com intenção de observar e registrar aves da região.
Aos interessados que quiserem fazer parte dos grupos, basta entrar pelos links abaixo:
Rio Branco
https://chat.whatsapp.com/CWmmHY4V9FELkjMnjoMoWE
Vale do Juruá
https://chat.whatsapp.com/LShSwfIlknuBtBN2WfhIuH














