Connect with us

GOSPEL

Em livro, jornalista aborda pesquisas com o Chá Hoasca e relata Sessão da UDV

Publicado

em

Por UDV/ Imagem: Reprodução

Foi lançado dia 13 de maio o livro “Psiconautas – Viagens com a Ciência Psicodélica Brasileira” (Fósforo Editora), do jornalista e escritor Marcelo Leite. Com mais de quatro décadas de atividade profissional, Marcelo Leite assina uma coluna em formato de blog no jornal Folha de S. Paulo e é um dos principais jornalistas especializado em ciência e meio ambiente do Brasil. O livro de 266 páginas apresenta as pesquisas feitas, especialmente do ano 2000 para cá, a fim de investigar os efeitos do Chá Hoasca, da ibogaína, da psilocibina, do MDMA e do LSD sobre a saúde humana e o potencial que eles têm para tratar de males como alcoolismo, estresse pós-traumático, dependência de drogas e depressão.

Na maior parte da obra, o autor aborda as pesquisas que estão sendo conduzidas por brasileiros, e o capítulo sobre as pesquisas a respeito do Chá Hoasca é o maior do livro. Um dos cientistas cujo trabalho é tratado nesta parte é o psiquiatra Luis Fernando Tófoli, professor da Universidade de Campinas (Unicamp) e que foi sócio da União do Vegetal entre 2003 e 2013, tendo inclusive participado da direção do Demec (Departamento Médico e Científico da UDV). Entre outros assuntos, Tófolli fala da pesquisa que fez, junto com o psiquiatra e Conselheiro Francisco Assis de Souza Lima (Núcleo Samaúma – Araçariguama-SP), também colaborador do Demec, para investigar a saúde mental dos sócios do Centro entre os anos de 1994 e 2007.

Publicada numa obra alemã, essa pesquisa mostrou que, estatisticamente, a saúde mental dos sócios da UDV encontra-se na mesma média da população brasileira em geral, e até um pouco melhor. O livro também dedica duas páginas para descrever os estudos a respeito do chá, nos quais a União do Vegetal colaborou com pesquisadores acadêmicos, inclusive de fora do Brasil: o Projeto Hoasca, de 1993, e o estudo com jovens, já no século 21.

Sessão

Como parte de sua investigação para o livro, o jornalista pediu para participar de uma Sessão de Vegetal na UDV. Sua solicitação foi aceita, e em fevereiro de 2020 ele participou de uma Sessão destinada à pessoas que bebem o Vegetal pela primeira vez na UDV, realizada no Núcleo Menino Galante (Mairiporã-SP). O texto do livro reserva oito páginas para relatar sua visita ao Núcleo e sua experiência da burracheira. O autor descreve em detalhes o ambiente do Núcleo, a sensação de ter sido bem recebido pela irmandade, o ritual da Sessão, o comportamento do Mestre Dirigente da Sessão (Mauricio Bernis) e das demais pessoas que estavam com ele na oportunidade.

Marcelo Leite apresenta uma boa descrição do que pode perceber da burracheira. “Era impossível adormecer, pois tinha a mente em grande atividade, ainda que não em pensamentos verbais, analíticos, narrativos. Às vezes sim, mas em geral era um fluxo em que predominavam sentimentos e imagens misturados com palavras.” “Estranha mesmo essa força”, ele conclui.

No processo de levantamento das informações para escrever o livro, o jornalista também entrevistou, em novembro de 2019, o presidente da Diretoria Geral do Centro Espírita Beneficente União do Vegetal, Mestre Tadeo Feijão.

Pesquisas

Embora as pesquisas a respeito da Hoasca estejam ocorrendo há décadas, ainda são bem pouco conhecidas pelo público mais geral. Só mais recentemente as notícias sobre os seus benefícios para a saúde passaram a ganhar mais espaço na mídia, e um dos principais responsáveis é o próprio Marcelo Leite, que também mantém um blog sobre o tema, intitulado Virada Psicodélica (www.viradapsicodélica.blogfolha.uol.com.br).

Neste sentido, o livro é uma bem-vinda iniciativa para apresentar o que há de mais recente nos estudos com o chá para uma audiência bem ampla, e sob um ponto de vista estritamente científico.

“Psiconautas – Viagens com a Ciência Psicodélica Brasileira” já está à venda nas livrarias e em sites. O preço recomendado é de R$ 69,90.

Está à venda também no site da Fósforo Editora.

Continue lendo
Clique para comentar

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

EXPEDIENTE

O Portal Acrenews é uma publicação de Acrenews Comunicação e Publicidade

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Gerente-administrativo: Larissa Cristiane

Contato: siteacrenews@gmail.com

Endereço: Avenida Epaminondas Jácome, 523, sala 07, centro, Rio Branco, Acre

Os artigos publicados não traduzem, necessariamente, a opinião deste jornal



Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Soluções Tecnológicas