O governo do Acre, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura Hidroviária e Aeroportuária (Deracre), iniciou, na terça-feira, 8, a concretagem e a montagem das fôrmas dos pilares da passarela sobre o Rio Amônia, em Marechal Thaumaturgo. A obra avança para a fase de execução da estrutura que dará sustentação à travessia. A equipe técnica realizou a cravação das estacas metálicas das fundações no leito do rio, utilizando bate-estaca para garantir a estabilidade dos pilares 01 e 02. Atualmente, estão em andamento a concretagem do Pilar Principal 01 e a montagem das fôrmas do Pilar Intermediário 02, conforme o cronograma estabelecido.
“Iniciamos a concretagem e a montagem das fôrmas dos pilares, e isso mostra que a obra está avançando com base técnica e ritmo de execução. Essa passarela não é só uma estrutura – é uma necessidade para quem depende do acesso ao aeródromo, à cidade, aos serviços. Estamos trabalhando para garantir uma travessia segura de verdade, o ano inteiro”, afirmou a presidente do Deracre, Sula Ximenes.
A estrutura contará com quatro pilares de sustentação, que irão compor a base da passarela. Com investimento de R$ 5 milhões, viabilizado por emenda do senador Márcio Bittar e por meio de convênio com o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), os serviços são executados pelo Consórcio Negreiros, Vida e Imperial.
Cerca de 15 trabalhadores atuam diretamente na construção. A passarela garantirá a travessia de pedestres entre as margens do Rio Amônia durante todo o ano, facilitando o acesso ao aeródromo e a outras áreas de Marechal Thaumaturgo, especialmente nos períodos de cheia.