Connect with us

GERAL

Em Porto Walter, OCA Móvel leva atendimento e cidadania às pessoas; pelo menos 810 atendimentos são registrados

Publicado

em

Durante três dias de ação, o governo do Acre levou cidadania e inclusão ao município de Porto Walter, no Vale do Juruá. A unidade itinerante da Organização em Centros de Atendimento (OCA) participou, nesta semana, do Mutirão de Documentação da Trabalhadora Rural, promovido pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) em parceria com o Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), por meio do Projeto Cidadão.

Equipe da OCA Móvel realiza atendimentos durante mutirão em Porto Walter. Foto: cedida

Entre os dias 10, 11 e 12, a equipe realizou 810 atendimentos garantindo acesso a documentos e serviços que, para muitos moradores, pareciam distantes da realidade local.

A iniciativa teve como foco facilitar o acesso de trabalhadoras e trabalhadores rurais a documentos e orientações que muitas vezes exigem longos deslocamentos até centros urbanos. A unidade itinerante ofereceu mais de 100 tipos de serviços, entre eles emissão de CPF, carteira de trabalho digital, orientações do Procon, serviços da Receita Federal, seguro-desemprego e atendimento voltado à criação e recuperação de contas no portal gov.br.

Moradores de comunidades rurais recebem serviços de cidadania na ação itinerante. Foto: cedida

A OCA Móvel levou, por três dias, cidadania e dignidade a moradores que vivem em regiões de difícil acesso. “Quando a OCA vem, a gente consegue resolver tudo num só lugar. É rápido, é bem feito e o pessoal trata a gente com respeito. Pra quem mora longe, isso é uma grande ajuda”, contou o agricultor José Adilson Menezes, morador da região.

A diretora da OCA, Fran Brito, destacou que levar os serviços do Estado às localidades mais distantes é um dos pilares da instituição. “Cada município que recebe a OCA Móvel representa uma vitória da inclusão. Estar em Porto Walter é reafirmar o compromisso do governo do Acre de garantir que todos, independente da distância, tenham acesso aos seus direitos e à documentação necessária para exercer plenamente a cidadania”, afirmou.

A presença da OCA Móvel em Porto Walter foi resultado de um trabalho integrado entre o governo do Estado e instituições parceiras. A ação foi acompanhada de perto pela supervisora da unidade, Érica Santos, que destacou o valor do esforço coletivo na efetivação das políticas públicas.

Ação em Porto Walter facilita o acesso a serviços públicos e regularização documental. Foto: cedida

“Essas ações mostram o quanto o serviço público pode ser eficiente e humano ao mesmo tempo. Levar a OCA Móvel até Porto Walter é garantir que nenhuma pessoa fique fora do alcance do Estado. É ver a cidadania acontecendo na prática”, afirmou a supervisora Érica Santos.

 

AGÊNCIA AC

Continue lendo

EXPEDIENTE

O Portal Acrenews é uma publicação de Acrenews Comunicação e Publicidade

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Gerente-administrativo: Larissa Cristiane

Contato: siteacrenews@gmail.com

Endereço: Avenida Epaminondas Jácome, 523, sala 07, centro, Rio Branco, Acre

Os artigos publicados não traduzem, necessariamente, a opinião deste jornal



Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Soluções Tecnológicas