POLÍTICA
Em programa exibido pela TV Rio Branco, Bocalom diz que Petecão tenta recriar a Frente Popular
Durante participação no Programa Tribuna Livre, da TV Rio Branco, o prefeito Tião Bocalom (Progressistas), disse que o senador Sérgio Petecão (PSD) tenta ressuscitar a extinta Frente Popular, que tem PT, PCdoB e demais legendas de esquerda como principais aliados, ao lançar Marcus Alexandre como candidato a prefeito da capital acreana.
PT, PSD ou MDB?
Marcus continua sem partido, mas retornar para o Partido dos Trabalhadores não parece ser uma opção viável para quem quer disputar a prefeitura de Rio Branco. O antipetismo ainda reina nas terras de Galvez. A saída é o PSD de Petecão ou o MDB, que já tem o deputado Emerson Jarude planejando o voo para uma possível candidatura a prefeito.
Emerson, uma pedra no sapato de Bocalom
Emerson é o que se pode chamar de deputado-vereador, saiu da Câmara Municipal rumo a Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), mas a Câmara Municipal não saiu de sua pauta. Quem acompanha o parlamentar pelas redes sociais observa as críticas e os vídeos sempre em tom humorístico.
Frente Popular 2.0
Patrocinado por Petecão e somado com articulações de Jorge Viana, o retorno de Marcus Alexandre é o retorno da Frente Popular, que agora tem a esquerda de volta ao poder na esfera federal, o que não significa muita coisa. Mesmo com Lula no poder, a esquerda acreana está aos frangalhos. Poucos cargos federais, brigas internas e falta de autocrítica levaram a FPA a perder todo o poder que já não tinham.
As maiores chances da esquerda no Acre? Jorge Viana e Marcus?
JV está por um fio na Apex. No último mês foi manchete nacional por conta de suas infundadas críticas ao agronegócio brasileiro na China e por mudar o estatuto da Apex por não saber falar inglês. Errou feio duas vezes e Geraldo Alckmin parece não estar muito satisfeito com a mídia negativa para a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil). Se não se ajustar em breve terá que passar no RH. (Diário do Acre)