GERAL
Em Rio Branco, venda da alface fechou mês de setembro com alta de 15,40%
Por Wanglézio Braga
No mês de setembro, segundo Dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) publicados no último final de semana, revela que a venda da alface fechou em alta de + 15,40% na Ceasa de Rio Branco, no Acre.
Segundo o Boletim Hortigranjeiro do Programa Brasileiro de Modernização do Mercado Hortigranjeiro (PROHORT), o valor chegou a R$ 11,90. É o segundo maior valor entre as Ceasas pesquisadas.
Em agosto de 2024, a Ceasa contabilizou venda de 628 kg de alface, já em setembro ocorreu diminuição com 584kg. O quantitativo foi superior a Ceasa de Pernambuco, que somou 32kg.
“Novamente deve-se ressaltar que de janeiro a maio, a oferta apresentou patamares bem mais altos. A oferta do mês em análise em relação a março, mês de maior oferta do ano, ficou inferior em quase 25%. O comportamento de preço não uniforme nas Ceasas pode estar diretamente ligado ao clima durante setembro. Sabe-se que no caso das folhosas, em especial da alface, o clima interfere não só na produção e consequentemente na oferta, como também no consumo. Foi o caso de algumas regiões produtoras. Outras podem ter a produção beneficiada com a seca, bem como o consumo, com o calor devido à falta de chuvas”, informou a Conab.