POLÍTICA
Em sessão em alusão ao Dia da Amazônia, Marina diz que Brasil registrou queda de 42% no desmatamento
Da redação do AcreNews
A Comissão do Meio Ambiente da Câmara dos Deputados realizou ontem (04) uma sessão solene em homenagem ao “Dia da Amazônia” comemorado, no Brasil, neste 05 de setembro. A ex-senadora do Acre e atual ministra do Meio Ambiente do Governo Lula, Marina Silva (REDE) participou do ato solicitado pelo deputado Airton Faleiro (PT-PA).
Na tribuna, a acreana ressaltou a queda de 42% no desmatamento do bioma amazônico nos primeiros sete meses de governo e afirmou ainda que “houve estabilização do desmatamento no Cerrado, que estava em tendência de alta, e redução de mais de 50% no desmatamento na Mata Atlântica”.
“O que nós queremos não é apenas fazer com que haja redução do desmatamento por ação de comando e controle do Ibama [Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis], da Polícia Federal e dos órgãos ambientais. Nós queremos um novo modelo de desenvolvimento sustentável, que considere a bioeconomia, que respeite as populações locais”, disse.
Faleiro, autor da sessão solene, o Dia da Amazônia é “reconhecimento da Amazônia como o maior bioma natural da Terra e sua necessidade de preservá-lo, discutem-se os ataques à floresta que ocupa esse bioma. No momento, os mais temidos são ataques predatórios, como desmatamento, extração ilegal de madeira, agricultura, pecuária e até mesmo escândalos de garimpo ilegal”.
Além de homenagear a Amazônia, a sessão também prestou honrarias ao líder seringueiro, Chico Mendes, morto numa emboscada em Xapuri. O legado de 35 anos do ícone do Meio Ambiente foi exaltado pelos presentes.