GERAL
Em sua busca por personagens do Juruá, Ere Hidson acha outra joia, a ex-deputada Railda Pereira
Nascida em 7 de outubro de 1946, Railda Pereira da Silva é filha de João Homem da Silva e Maymunda Pereira da Silva.
Mãe de Fabíola Pereira da Silva, é professora aposentada. Railda foi deputada estadual por dois mandatos consecutivos: 1979/1982 e 1982/1986. Já em 1986 foi candidata a vice-governadora pelo PDS, atual Progressistas, na chapa encabeçada pelo o então e saudoso senador Mário Maia, eleição vencida por Flaviano Melo.
Órfão de mãe aos 5 anos, foi criada pelos tios, Raimundo Leite de Melo e Maria Leite, pais do coração.
Filha de agricultores, da região do Moura Piranga, começou os estudos na escola Absolon Moreira, onde está instalado exatamente a sede do 61° BIS.
Depois mudou-se para a escola Santa Teresinha na divisa com Guajará/AM. Com 9 anos, estudou no colégio da Ordem dos Dominicanos Instituto Santa Teresinha.
Teve como professores Madre Adelgundes Becker, Irmã Rosa, Irmã Fabiana, Bispo Dom José Ascher, Que era Francês.
Nascida em lar evangélico, Railda conta que desde criança ia pro púlpito, decorava versículos, cantava.
As vezes, até no mercado quando seu pai ia vender farinha, as pediam que o pai a colocasse pra cantar. Tempos que sente saudades, destaca.
Lembra que quando foi morar com o tio, que era católico, ficou dividida. Foram ambas as divisoes; tanto pelo questão Partidária, quanto a questão religiosa.
Lembra que o pai era do PTB de José Augusto de Araújo. E o tio do PSD de Guiomard Santos de quem era amiga pessoal. Mas que optou pelo PSD do Tio.
E na questão religiosa, faz parte da Congregação Cristã do Brasil atualmente.
Já formada Professora, começou a dar aula de alfabetização no Instituto Santa Teresinha e também na rede pública. Logo em seguida fez concurso público pra EMATER e passou. Destaca o Doutor Zaqueu Machado de Almeida, que montou esse sistema de extensão rural no Acre.
Passagem interessante dessa história, quando cai o avião que matou o Bispo de Sena-Madureira Dom Giocondo Maria Grotti e também o Cruzeirense Raimundo Sinal. Em 28 de setembro de 1971. Exatamente o dia do aniversário de Cruzeiro do Sul, quando chega uma passagem pra Railda ir a Rio Branco no mesmo vôo. Vôo que fazia escala em Feijó, onde se encontrava Maria das Vitórias, então noiva de João Tota.
Época que só tinha 5 lugares que podia-se fazer contato pra fora de Cruzeiro por telefone, era tudo muito primitivo ainda.
Pelo fato de ser o aniversário de Cruzeiro, Railda conta que resistiu e não foi no vôo, quando chega a notícia que o avião caiu e não houve sobreviventes.
Foi livramento de Deus, destaca.
Houve aquele alvoroço e as pessoas tristes, e o então engenheiro recém-chegado na cidade, João Tota, achando que sua noiva Maria das Vitórias estaria no mesmo vôo, começou a chorar desesperado por informações e notícia.
Depois chegou o aviso que elas não estavam no vôo, foi uma festa grande na praça da Bandeira, atrás da Catedral Nossa Senhora da Glória, comemorando o fato delas estarem vivas.
Já no final dos anos 1970, foi a primeira mulher prefeita do Acre em Mancio Lima.
Cidade que planejou e contaw que ela plantou os pés de Jambo que ainda estão até hoje na praça em frente à igreja matriz de Mancio Lima.
Foi amiga pessoal de grandes nomes da política nacional. In memória ex-vice-presidente Marcos Maciel de Pernambuco.
Ex Governador Leonel Brizola do Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro, e Francisco Dornelys Vargas do Rio de Janeiro.
Já como deputada, fez parte de grupos políticos históricos.
Fez parte dos grupos político de in memória 1. Dep. Fed. Nosser Almeida Tobu, 2. Prefeito e Dep. Fed. João Tota, 3. Dep. Francisco Diógenes, 4. Sen. Altevir Leal, 5. Governador Geraldo Mesquita, 6. Vice-governador Omar Sabino de Paula, 7. Governador Joaquim Macedo, 8. Governador Jorge Kalume, 9. Governador Dantinha, 10. Governador Edmundo Pinto
Outro amigo pessoal , destaca ex-deputado José Bestene.
- Sen. Maria das Vitórias Medeiros e família, 2. Prefeito, Dep. Fed. e Vice-governador César Messias, 3. Prefeito Isnard Leite, 4. Governador Romildo Magalhães, participou ativamente da campanha do Governandor Orlei Cameli (in memória)
E também foi Presidente do IBAMA no Acre.
Projetos apresentados abertura e asfaltamento da estrada que liga Mancio Lima a Cruzeiro do Sul; ponte de madeira sobre o rio môa ligando Cruzeiro do Sul a Mancio Lima; hidroelétrica na serra do môa para atender os municípios do alto jurua; ferrovia ligando Rio Branco a Cruzeiro do Sul
Vivenciei momentos políticos com Margarida Pedreira, que foi a motivação para a vida política como legionários em apoio a eleição do Governador José Guiomard
Acompanhei a agremiação PP desde quando Arena, PDS, PR, PPB, PP.
Destacou Railda Pereira da Silva, que deixa um legado de honrabilidade, respeito com a coisa pública, e sobretudo os valores que ensinou, o Homem de Nazaré e São Francisco de Assis.