Connect with us

CULTURA & ENTRETENIMENTO

Fortaleza do Abunã já ver movimentação de veranistas em busca de sol, praia e diversão

Publicado

em

Por Wanglézio Braga / Fotos: Arquivo Pessoal de Marcela Neverton, Alexandro Oliveira e Cristina Lima

O Festival de Praia do Distrito do Abunã pode até não acontecer neste ano por causa da pandemia da Covid-19, mas uma coisa é certa: Os amantes de um bom banho de rio não desistem do lugar tão fácil assim. Nos últimos dias, aumentou o fluxo de veículos rumo à Fortaleza do Abunã. São veranistas que buscam refúgio para amenizar o calor e o estresse do dia nas águas geladas do Rio Abunã e nas belíssimas praias de areias claras, únicas da região.

No posto da Tucandeira é possível registra fluxo intenso de carros e vans, caravanas organizadas por agências de turismo de Rio Branco ou por famílias que apostam nas boas opções do balneário mais famoso da região. Para quem sai de Porto Velho a movimentação ainda é bastante tranquila.

A administração do Distrito até cogita não ter a famosa edição do Festival de Praia por causa da pandemia, mais o espaço que é um dos preferidos dos acreanos e moradores da ponta do Abunã. Sem ou com festival, a novidade fica pela possibilidade de os portovelhenses, que vivem na sede, distante cerca de 250 km, visitarem a área de lazer sem ter que pagar pela balsa, afinal, a ponte já está funcionando para o tráfego de pedestres e veículos.

Para quem não sabe, Fortaleza do Abunã dispõe de uma boa estrutura para atender os turistas como pousadas, casas de veraneio, restaurantes, transportes aquáticos e uma orla que atrai no período da noite os visitantes para os famosos luaus. Para quem gosta de algo mais rústico, vale acampar nas praias ou áreas de pedras e ainda escolher qual lado vai ficar: brasileiro ou boliviano.

Fortaleza do Abunã faz divisa com a Bolívia. A quem considere as praias do lado de lá, mais limpas e melhores. A segurança do lugar é reforçada pelo Exército das Forças Armadas da Bolívia que cobram uma taxa, popular ‘propina’, para a instalação de barracas que eles mesmos constroem. Do lado brasileiro, destaque para a infraestrutura comercial.

A chegada do mês de julho é uma comemoração para os mais de 500 moradores do distrito. Isso porque aquece a economia da região. Durante quatro meses, as praias bem como a famosa cachoeira ficam submersas por causa da cheia do Rio Abunã, período difícil para as os locais, pois é do turismo que eles sobrevivem. O acesso até a sede do distrito ainda é feito por uma estrada de chão batido, sem asfalto. São 10km de estrada que inicia ou finaliza no trecho da BR-364.

No posto da Tucandeira é possível registra fluxo intenso de carros e vans, caravanas organizadas por agências de turismo de Rio Branco ou por famílias que apostam nas boas opções do balneário mais famoso da região. Para quem sai de Porto Velho a movimentação ainda é bastante tranquila.

Continue lendo
Clique para comentar

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

EXPEDIENTE

O Portal Acrenews é uma publicação de Acrenews Comunicação e Publicidade

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Gerente-administrativo: Larissa Cristiane

Contato: siteacrenews@gmail.com

Endereço: Avenida Epaminondas Jácome, 523, sala 07, centro, Rio Branco, Acre

Os artigos publicados não traduzem, necessariamente, a opinião deste jornal



Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Soluções Tecnológicas