Connect with us

POLÍTICA

Entrevista AcreNews: ‘vamos dar uma surra de votos no ‘menino da floresta’ da lista de propinas da Odebrecht’, diz Leandro Costa, pré-candidato ao senado

Publicado

em

O comissário de Polícia Civil Leandro Costa, formado em Direito pela FAAO, é dos muitos pretensos concorrentes a única vaga de senador que o Acre dispõe para 2022. Convidado pelo Cidadania para compor a chapa majoritária, na cabeça da qual está o professor universitário David Hall, como candidato a governador, Costa topou de pronto. Se sente preparado e enxerga ambiente para tocar uma candidatura de alguém que foge do perfil dos grupos dominantes. “A turma está cansando de dar mandatos para as mesmas castas. Duas, três ou quatro famílias dominam a política no Acre há quase cem anos. Vai chegar uma hora que o eleitor vai mudar isso. E pode ser agora”, acredita nosso Sherlock da PC acreana. Em entrevista ao AcreNews, numa série com os senadoráveis que o site vem realizando, Leandro fala de tudo um pouco, inclusive do adversário que se desenha mais perigoso, de acordo com pesquisas, o ex-senador Jorge Viana, do PT. Abelhudo, Costa desmistifica a fera. “Vamos dar uma surra no menino da floresta, como ele era conhecido na lista de propinas da Odebrecht”, vaticina. Aí adiante a entrevista completa com o concorrente mais novo a uma cadeira no Senado, o Francisco Leandro Costa, 40 anos, nascido em Rio Branco, famoso caçador de fugitivos da Justiça acreana na década passada.

AcreNews – Quem é Leandro Costa?

Leandro Costa – Um sonhador. Um cidadão comum, morador da periferia de Rio Branco, que não pertence a família abastada e nem tradicional da política, mas que tem coragem, determinação e uma obsessão por um Acre melhor para todos nós. Sou um apaixonado por nossa terra e nosso povo.

AcreNews – Como surgiu a sua pré-candidatura ao Senado?

Leandro Costa – Na eleição passada, fui convidado em reunião partidária por todos os pré-candidatos a vereadores do Cidadania para ser o pré-candidato a prefeito pela sigla. Porém, na convenção partidária a executiva estadual da época preferiu fazer uma coligação com outra agremiação. Quando o professor David Hall, que é o nosso pré-candidato ao Governo, assumiu a executiva estadual neste ano, me fez um convite, juntamente com toda a diretoria do partido, para eu ser o pré-candidato ao Senado pelo nosso Cidadania 23. Pedi um tempo pra avaliar e após conversar com minha família e minha base, aceitei o desafio e hoje sou pré-candidato ao Senado e com muita fé em Deus e no povo, vamos ganhar essa eleição.

AcreNews – Qual a razão de aceitar esse desafio, uma vez que dentre os pretendentes ao Senado o senhor parece o mais liso, financeiramente falando?

Leandro Costa – O cenário político, social e econômico que se encontra o nosso Estado e nosso país. Não podemos ficar de braços cruzados. Tem coisas que só a política resolve. Aproveito o espaço para fazer um chamamento público a toda a população de bem, quem está insatisfeito, quem tem sede de mudança e quem sonha com dias melhores, para a gente dar as mãos e fazer uma corrente do bem, o Acre e o Brasil precisam de vocês. Coloquem os seus nomes a disposição da população, a política precisa de caras novas. Renovar é preciso. Vamos varrer essas velhas raposas que fazem da política projeto pessoal e familiar. Quanto a ter dinheiro, não esquento. Uma hora isso também vai mudar.

AcreNews – Você não tem receio de ter sua candidatura rifada novamente?

Leandro Costa – Não. A nossa candidatura está consolidada dentro do partido. Porém, já recebi convites de outras siglas. Se não for pelo meu querido Cidadania, será por outra agremiação, mas a população pode contar com o Leandro Costa na disputa em 2022. Tenho muito a contribuir com o nosso Estado e País no Senado Federal com projetos de interesse da nossa sociedade.

AcreNews – Você se sente preparado para ser senador da República?

Leandro Costa – Com certeza! Sou bacharel em Direito, estudei ainda Gestão Pública e Teologia. Conheço a Constituição, leis e projetos. Conheço os anseios da população como nenhum outro. Não vou atrás do povo somente em anos de eleição. Pelo contrário: convivo com ele diuturnamente. Sou morador da região da Baixada da Sobral desde que nasci. Estou no dia a dia com o povo que mata um leão por dia pra sobreviver e mesmo assim não desanima. É para melhorar a vida dessa gente que vou me doar. Meu sacerdócio será ajudar os mais humildes.

AcreNews – Político tem que ter bandeira. Qual a sua?

Leandro Costa – Sou servidor público há duas décadas. Fui recenseador, professor e hoje sou membro da segurança pública, onde ocupo o cargo de comissário de Polícia Civil. Sem sombra de dúvidas, eu sou a cara do trabalhador acreano e brasileiro. Aquele que sai para a labuta diária para trazer o sustento de sua família. Serei o representante desses honrados cidadãos e vou lutar incansavelmente para que direitos dos nossos trabalhadores não sejam suprimidos. Sou cristão e jovem, por isso, defendo valores morais e vou me dedicar para que a nossa juventude tenha mais oportunidades e não sejam cooptadas pelo crime.

AcreNews – No ano passado você saiu em defesa da vacinação prioritária dos policiais. Se eleito senador como será tratada a segurança pública pelo seu gabinete?

Leandro Costa – Sem sombra de dúvidas! Eu sou um policial e não um político. Estou na política, mas sou polícia. Pretendo fortalecer a segurança pública aqui do estado destinando emendas para aquisição de equipamentos, obras estruturantes e treinamentos das tropas. Porém, o grande desafio é fortalecer a segurança pública a nível nacional, com leis e projetos. Pretendo apresentar no Senado um projeto de criação do piso nacional de segurança pública tentando equiparar as forças policiais dos estados com as de Brasília. Não é justo que um policial na capital federal, seja PM, Civil, Penal ou BM, exerça a mesma função de um policial aqui do Acre e o piso salarial seja quase o dobro do nosso. Temos ainda que revisar essa lei de abuso de autoridade que só beneficia o criminoso e revogar a lei que restringe o uso de algemas. Quem comete crime tem que ser algemado sim para preservar a integridade física dele mesmo e dos agentes da lei. Infelizmente estamos vivendo uma inversão de valores. Temos que voltar a discutir a redução da maioridade penal para crimes hediondos e endurecer as leis de combate a corrupção e improbidade. A luta será grande, mas não tenho medo de grandes desafios.

AcreNews – Qual a avaliação que você faz dos atuais senadores do Acre?

Leandro Costa – Nossos senadores estão deixando muito a desejar. Todos eles votaram a favor da privatização da Eletrobrás. Já tínhamos o exemplo da privatização da Eletroacre, que virou Energisa e a conta do acreano simplesmente triplicou o valor da fatura. Mesmo assim, votaram contra o povo e a favor da desestatização da maior empresa de produção e distribuição de energia do país. Por causa deles, sem sombra de dúvidas, vamos pagar ainda mais caro numa fatura de energia que já custa um valor elevadíssimo.

AcreNews – Qual sua avaliação da situação política atual?

Leandro Costa – Eu, juntamente com 51% do eleitorado acreano, votei no atual governador para ele mudar o Acre para melhor, para “rondonizar” o Estado através do agronegócio, para construir grandes obras e com isso gerar emprego e renda, para zerar as filas nos hospitais, para despetetizar o Governo e para dar um choque de segurança pública, etc. Infelizmente isso não aconteceu ainda. Hoje temos mais de cem mil desempregados, segundo dados do IBGE. Algumas pessoas estão indo embora desesperançadas, muita gente passando dificuldade e algumas passando fome, filas nos corredores do Pronto Socorro, ex-prefeitos sendo executado e até mesmo sequestrados, várias pessoas que eram adversárias do governador na eleição ocupando cargos estratégicos na gestão. O povo está atento, insatisfeito e dará a reposta nas urnas. Já deu a primeira, derrotando a sua candidatura à prefeitura de Rio Branco. O povo quer mudança. Estamos há mais de duas décadas que duas famílias se revezam no governo e o resultado é esse ora apresentado.

AcreNews – Segundo as pesquisas, o ex-senador Jorge Viana lidera a disputa pelo Senado. Que tipo de adversário é ele e como derrota-lo?

Leandro Costa – Segundo a última pesquisa divulgada, mais de 70% dos acrianos não sabem em quem votar para o Senado. No decorrer da nossa caminhada, com muito diálogo e humildade, apresentando nossas ideias e propostas de desenvolvimento, geração de emprego, segurança pública, valores éticos e familiares, projetos de inclusão nossa juventude, com certeza vamos dá uma surra de votos no ” menino da floresta da Odebrecht”. O povo do Acre não tem amnésia e nem Alzheimer pra esquecer tão facilmente o que essa turma fez com o Acre e o Brasil. Corrupção nunca mais!!! Inclusive, sugiro que ele abra mão de suas aposentadorias de Governador e Senador, antes de pleitear qualquer cargo pública novamente. O povo do Acre não tem bolinha vermelha no nariz.

AcreNews – Pra finalizar, qual a mensagem que você deixa ao eleitores hoje, um ano antes da eleição?

Leandro Costa – Primeiramente eu gostaria de agradecer a Deus por tudo e agradecer também a você e ao AcreNews pela oportunidade e pelo convite. Um site democrático que abre espaço para todos os pré-candidatos se apresentarem vale a pena parabenizar e já tem o meu respeito. Quero dizer aos internautas, leitores e a população em geral do meu querido Estado do Acre que estamos firmes nessa caminhada, conversando com as pessoas, ouvindo os anseios e angustias, fazendo parcerias, discutindo soluções para os problemas do nosso Estado e no decorrer da nossa pré-campanha iremos estar apresentando os nossos ideais e projetos para melhorar a vida do nosso povo. Desde já agradeço, um forte abraço a todos e vamos à luta!

Continue lendo
Clique para comentar

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

EXPEDIENTE

O Portal Acrenews é uma publicação de Acrenews Comunicação e Publicidade

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Gerente-administrativo: Larissa Cristiane

Contato: siteacrenews@gmail.com

Endereço: Avenida Epaminondas Jácome, 523, sala 07, centro, Rio Branco, Acre

Os artigos publicados não traduzem, necessariamente, a opinião deste jornal



Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Soluções Tecnológicas