Connect with us

POLÍCIA

Esquema de fraudes em licitações no interior do Acre leva PF a deflagrar operação com foco em empresários, agentes públicos e desvio de recursos federais

Publicado

em

A Polícia Federal deflagrou, nesta quarta-feira (3/12), a Operação Dilapsio, realizada em parceria com a Controladoria-Geral da União no Acre (CGU/AC), para desmontar um esquema estruturado de fraudes em licitações, superfaturamento de obras, empresa de fachada e lavagem de dinheiro envolvendo recursos federais destinados a municípios acreanos.

As investigações, abertas em fevereiro de 2025 a partir de informações encaminhadas pela CGU, revelam que empresários e agentes públicos atuavam em conluio para direcionar contratos e simular disputas, especialmente com recursos provenientes de emendas parlamentares da modalidade “emenda Pix”, que permite repasses da União sem convênios ou prestação de contas inicial.

O grupo utilizava três empresas de construção civil para manipular processos de contratação de serviços de engenharia nas Prefeituras de Senador Guiomard, Assis Brasil e Plácido de Castro, provocando prejuízo estimado em R$ 3,38 milhões ao erário federal.

Ao todo, foram cumpridos oito mandados de busca e apreensão, além do sequestro de imóveis, veículos e bloqueio judicial de valores compatíveis com o dano identificado. As medidas foram autorizadas pela Justiça Federal no Acre.

Continue lendo

EXPEDIENTE

O Portal Acrenews é uma publicação de Acrenews Comunicação e Publicidade

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Gerente-administrativo: Larissa Cristiane

Contato: siteacrenews@gmail.com

Endereço: Avenida Epaminondas Jácome, 523, sala 07, centro, Rio Branco, Acre

Os artigos publicados não traduzem, necessariamente, a opinião deste jornal



Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Soluções Tecnológicas