Connect with us

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Estande do Iapen na Expoacre expõe sandálias produzidas por apenados do presídio Francisco d’Oliveira Conde

Publicado

em

Foi com surpresa que a farmacêutica Karoliny Santana descobriu que as sandálias expostas no estande do Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen), são fabricadas por pessoas privadas de liberdade. Ela disse que não fazia ideia que existia um projeto que desse essa oportunidade aos detentos, mas que aprova e admira a iniciativa.

Sandálias expostas são produzidas por detentos. Foto: Antonio Moura/Iapen

Já o técnico de segurança no trabalho, Rodrigo José, disse que já tinha ouvido falar sobre o projeto, mas que é a primeira vez que viu de perto as sandálias. “Acabei lendo na internet, mas só tive a oportunidade de conhecer nessa noite. Vi que é um trabalho muito bem feito. Acredito que nesse meio há ressocialização e é um produto de qualidade útil, que serve mesmo para alguém que queira utilizar uma sandália. Parabéns mesmo, pois é muito válido para a gente aqui como acreano poder saber que algo assim está sendo feito no meio do Sistema Penitenciário”, finalizou.

População aprovou a iniciativa. Foto: Antonio Moura/Iapen

Os calçados são fruto do projeto Sandálias da Esperança, que é uma parceria entre o Iapen, Tribunal de Justiça do Acre (TJ/AC) e a Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen). “Esse projeto consiste na fabricação de sandálias dentro do ambiente prisional. Hoje esse projeto funciona nas unidades prisionais do Quinari, Rio Branco e no município de Cruzeiro do Sul, gerando uma nova renda para o sistema prisional, bem como qualificando os apenados para a nova fonte de renda na sua vida de egresso do sistema prisional”, explicou Vitor Djanaro, chefe da Divisão de Trabalho, Produção e Renda do Iapen.

Sandálias estão aptas para serem comercialiadas. Foto: Antonio Moura/Iapen

Segundo Vitor Djanaro, o produto está apto para ser comercializado. “Quem tiver interesse em adquirir as sandálias pode estar procurando o Iapen para levar para o seu comércio, para o seu supermercado ou então a própria população mesmo. Dessa forma vai estar ajudando tanto o Sistema Prisional para nossas atividades de socialização, bem como valorizando o trabalho desenvolvido por nós do Iapen com nossos reeducandos”.

Projeto conta com o Tribunal de Justiça como parceiro. Foto: Antonio Moura/Iapen

Membros do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), órgão responsável pela destinação do recurso ao projeto, estiveram presentes no estande. O desembargador Francisco Djalma destacou sobre a importância do projeto.  “Nós estamos vivendo um momento de mudança na administração penitenciária. O sistema prisional hoje, liderado pelo Conselho Nacional de Justiça, determina que se crie condições para que o sistema prisional possa funcionar tornando-o mais humano. O preso hoje tem oportunidade, nós temos uma comunidade muito grande de pessoas presas que precisam trabalhar. E a gente está buscando, exatamente através dessa nova política, fazer com que se coloque em prática essas diretrizes para que o preso, ao sair do sistema, tenha condição de ser inserido no mercado de trabalho”, explicou o magistrado.

Continue lendo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Advertisement

EXPEDIENTE

O Portal Acrenews é uma publicação de Acrenews Comunicação e Publicidade

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Gerente-administrativo: Larissa Cristiane

Contato: siteacrenews@gmail.com

Endereço: Avenida Epaminondas Jácome, 523, sala 07, centro, Rio Branco, Acre

Os artigos publicados não traduzem, necessariamente, a opinião deste jornal



Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Soluções Tecnológicas