Connect with us

SAÚDE

EUA aprovam primeiro exame caseiro de papanicolau; veja como funciona

Publicado

em

Equipamento é enviado pelo correio e mulher pode fazer a coleta em casa. Depois, amostras são enviadas a laboratório, que envia resultado online. Essa é a primeira vez que uma iniciativa caseira para esse tipo de exame é aprovada.

Por g1

Ir ao ginecologista ou a clínicas para fazer o papanicolau – exame em que um tubo é inserido na região íntima – pode não ser mais necessário nos Estados Unidos. A FDA, a agência que regula alimentos e medicamentos no país, acaba de aprovar o dispositivo de uma empresa que permite que mulheres façam a coleta em casa.

➡️ Essa é a primeira vez que uma iniciativa caseira para esse tipo de exame é aprovada. A aposta da FDA com a liberação, anunciada nesta sexta-feira (16), é que isso possa ampliar o acesso e o número de exames realizados no país.

A nova tecnologia da empresa Teal Health, que recebeu a aprovação, é diferente. O aparelho tem uma esponja na ponta, como um cotonete, que é passada na região para fazer a coleta. Tudo feito em casa. O produto vem com um manual que explica a coleta que, depois, é enviada pelo correio.

As pacientes poderão solicitar o exame online. Depois disso, passam por uma consulta de telemedicina e recebem o material. Caso o resultado aponte alguma alteração, a paciente é encaminhada a uma consulta presencial.

SUS começa a oferecer novo exame para prevenir câncer de cólo de útero

SUS começa a oferecer novo exame para prevenir câncer de cólo de útero

O exame é um dos mais importantes na prevenção do câncer de colo do útero. Nos Estados Unidos, cerca de 13 mil mulheres são diagnosticadas com a doença por ano, e a taxa de mortalidade é de 30%.

➡️ No Brasil, segundo o Ministério da Saúde, esse é o terceiro tipo de câncer mais comum entre mulheres. A estimativa é de que cerca de 17 mil casos sejam registrados por ano no país.

Em maio desse ano o SUS começou a oferecer um outro tipo de exame no rastreio da doença. O exame é é um teste molecular. Enquanto o papanicolau identifica células já com alterações no útero, este outro modelo age antes, no início do problema: identifica se a paciente tem HPV, mais precisamente o DNA do vírus. O exame, no entanto, não é feito em casa. O Ministério da Saúde vai implementar o novo exame gradualmente.

Continue lendo

EXPEDIENTE

O Portal Acrenews é uma publicação de Acrenews Comunicação e Publicidade

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Gerente-administrativo: Larissa Cristiane

Contato: siteacrenews@gmail.com

Endereço: Avenida Epaminondas Jácome, 523, sala 07, centro, Rio Branco, Acre

Os artigos publicados não traduzem, necessariamente, a opinião deste jornal



Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Soluções Tecnológicas