POLÍCIA
Ex-Diretor do IAPEN, Lucas Gomes é condenado por desacatar e ameaçar juíza em inspeção no presídio
A Justiça do Acre condenou ex-diretor presidente do IAPEN, José Lucas da Cruz Gomes, por desacatar a Juíza Luana Campos, durante uma inspeção no presídio. A decisão é do juiz da Vara de Delitos de Roubos e Extorsão da Comarca de Rio Branco Gustavo Sirena. Lucas Gomes foi sentenciado a 1 anos e 6 meses de prisão. O regime da é o aberto. O ex-gestor poderá recorrer em liberdade.
A pena foi convertida em prestação de serviço à comunidade, na ordem de quatro horas semanais, uma vez por semana, pelo tempo integral da condenação. Lucas Gomes terá ainda que cumprir 20 dias multa.
De acordo com a denúncia, os fatos ocorreram em 29 de agosto de 2019, no interior do maior complexo penitenciário do estado. A magistrada, na época titular da Vara de Execuções Penais, realizava uma inspeção judicial na unidade. Consta no processo, que quando chegou no pavilhão “P”, Luana Campos foi surpreendida pelo então diretor do IAPEN, que estava acompanhado por um advogado e policiais penais armados.
Lucas Gomes teria informado a magistrada que iria acompanhar as inspeções, mas a juíza não aceitou, já que o trabalho seria executado pela VEP. A partir daí, segundo a denúncia, o então diretor desobedeceu a ordem e, disse que iria acompanhar a inspeção.
Lucas teria também proibido a equipe da Vara de Execuções Penais ingressar no estabelecimento prisional com aparelhos celulares. Neste momento, por sentir-se ameaçada, Luana Campos suspendeu o trabalho que seria realizado. Os advogados de Lucas Gomes ainda podem recorrer da decisão de 1º grau.