ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Exclusivo: chefe do clima da ONU defende ação global contra queimadas na Amazônia
Simon Stiell disse à CNN que eventos extremos como a seca na maior floresta do mundo são um aviso para o mundo
O chefe do clima da ONU, Simon Stiell, defendeu uma ação coletiva global para evitar as queimadas na Amazônia e outros eventos climáticos extremos, como graves inundações.
Em entrevista exclusiva à CNN Brasil, o secretário-executivo da Convenção das Nações Unidas sobre Mudança do Clima disse também que as queimadas são um aviso para o mundo. Ele alertou que é preciso proteger a maior floresta do planeta, afirmando que, apesar de suas fragilidades, ela faz parte das soluções para combater as mudanças climáticas.
Segundo Stiell, o mundo só terá sucesso no combate às secas, queimadas, inundações e outras tragédias ambientais quando todos os países cumprirem “as promessas e obrigações assumidas nos atuais planos climáticos”.
“A única maneira de vermos uma diferença no que estamos acompanhando em termos desses eventos extremos induzidos por mudanças climáticas é por meio da solidariedade global, ação global, para cumprir o Acordo de Paris”, disse ele ao ser perguntado pela CNN como o mundo poderia ajudar a conter as queimadas na Amazônia.