Connect with us

POLÍCIA

EXCLUSIVO Secretário de Segurança revela ao Acrenews: serviço de inteligência trabalha nos arredores de creches e escolas para se precaver de tragédias como a de Santa Catarina

Publicado

em

A tragédia do município de Saudade, em Santa Catarina, na última terça-feira, 4, onde um jovem de 18 anos, atuando como “lobo solitário”, ocasionou as mortes de pelo menos cinco pessoas, depois de invadir uma creche e golpear professores e crianças com uma arma branca semelhante a um facão, acendeu a luz vermelha no serviço de inteligência da polícia do Acre. Por orientação do governador Gladson Cameli (Progressistas) e do secretário de Segurança, coronel PM Paulo César, uma estratégia será colocada em prática a partir da volta às aulas, no sentido de garantir a segurança de escolas e creches.

Em entrevista exclusiva ao Acrenews, o secretário revelou uma pequena parte daquilo em que a inteligência já tem sobre esse assunto. “Nós recebemos ontem um expediente do Ministério da Justiça e de imediato compartilhamos com as agências locais de inteligência com a orientação de que as unidades regionais façam uma abordagem aquelas escolas que estiverem funcionando, grande maioria das escolas, principalmente as públicas, não estão funcionando, razão pela qual a orientação é que se faça abordagem no tocante a triagem de pessoas nos arredores e no ambiente escolar”, revelou o coronel Paulo César.

O secretário lamentou o episódio de Santa Catarina, admite que as ações desses “lobos” quase sempre pegam todos desprevenidos, mas adiantou que na medida do possível algumas atitudes defensivas podem salvar. Mas não deixa de ser “uma situação preocupante”, diz.

Paulo César contou que no Acre, em 2019, ocorreu algo similar. “Me recordo que em 2019 nós tivemos uma situação bem peculiar, similar na Uninorte. Fizemos uma reunião lá com a direção”, contou. Em relação a situação atual, após a tragédia de Saudade, o coronel afirmou que “de qualquer forma nós fizemos esse compartilhamento e orientação para que façam abordagens. É óbvio que a gente não tem como saber onde se dá, mas passamos a orientação no sentido de abrir os olhos de quem cuida de escolas e creches que estiverem funcionário para estabelecer um protocolo, mitigando a entrada de estranhos diante desse episódio”.

O comandante da segurança do Acre admite que há mais ações em andamento, mas que não cabem ser reveladas. O que está em prática, no momento, “foi a atitude adotada porque é como procurar uma agulha no palheiro. Nesse sentido cabe a Segurança Pública nesse primeiro momento orientar os estabelecimentos como se comportar diante de tal situação”.

LUTO EM SANTA CATARINA

O episódio de Saudade, em Santa Catarina, deixou em choque a cidade, que tem 9.810 habitantes, segundo estimativa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), e nunca tinha testemunhado casos de violência parecidos. Entre os mortos estão uma professora, Keli Adriane Aniecevski, 30, uma agente de educação, Mirla da Costa Renner, 20, e três crianças menores de dois anos.

O jovem também se cortou com a arma, sendo encaminhado a um hospital com ferimentos no pescoço, abdômen e tórax, segundo as forças de segurança do estado.

PREFEITURA TEM PLANO PARA ABERTURA DAS CRECHES

A prefeitura de Rio Branco, que administra todas as creches da capital, além das escolas de iniciação escolar, onde está a comodidade mais vulnerável, está elaborando um plano para a retomada das aulas presenciais. A reboque desse documento um detalhado trabalho em relação a proteção a alunos, professores e servidores. Segundo a assessoria de comunicação, em breve tudo será apresentado à sociedade.

Ao todo Rio Branco tem 14 creches e 13 centros na modalidade creche e pré-escola. A própria prefeitura não tem o total de crianças beneficiadas devido aos rodízios, mas que haverá garantia de segurança para todos no retorno às aulas. Um encontro entre a Secretaria de Educação Municipal e a Secretaria de Segurança do Estado estabelecerá novas regras.

Continue lendo
Clique para comentar

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

EXPEDIENTE

O Portal Acrenews é uma publicação de Acrenews Comunicação e Publicidade

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Gerente-administrativo: Larissa Cristiane

Contato: siteacrenews@gmail.com

Endereço: Avenida Epaminondas Jácome, 523, sala 07, centro, Rio Branco, Acre

Os artigos publicados não traduzem, necessariamente, a opinião deste jornal



Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Soluções Tecnológicas