Connect with us

EXPOACRE 2024

Expoacre: Startup acreana oferece IA que identifica em tempo real espécies de madeiras

Publicado

em

Por Wanglézio Braga/ Fotos:Wanglézio Braga

As tecnologias a serviço do agronegócio também ganham destaque na “Expoacre 2024”. No galpão do Sebrae-Ac dentro do Parque de Exposições Wildy Viana, uma startup inovou e apresentou ao público uma Inteligência Artificial (IA) que permite identificar espécies de madeiras serradas na Amazônia, em especial na região do AMACRO (Acre, Amazonas e Rondônia).

Fernanda Onofre, engenheira civil e CEO da Woordchat, explica que a plataforma é de fácil manuseio. Ao enviar uma foto para o número da atendente virtual “Violenta”, o madeireiro, por exemplo, recebe informações em tempo real da espécie da árvore. Para isso basta enviar uma simples fotografia.

“Nossa startup possibilita a interação com uma atendente virtual por meio da inteligência artificial. A Violeta, também chamada de lente inteligente, faz o reconhecimento da madeira no corte transversal. Essa tecnologia é voltada para os madeireiros, porém, outras pessoas também podem usá-la. Com isso, o profissional ganha tempo ao fazer o manejo florestal sustentável, e mais segurança na identificação das árvores”, explica.

Onofre exemplifica ainda que na floresta amazônica existem espécies de árvores que são praticamente idênticas, isso pode causar sérios problemas devido às restrições ambientais. Erros que resultam em penalidades. “As árvores roxinha e violeta são praticamente iguais. Elas têm regras diferenciadas nas leis ambientais. Por isso é preciso que o madeireiro fique atento a isso”, acrescentou.

Um caso ocorrido no Amazonas, com uma carga presa da árvore, e que ganhou repercussão nacional, foi o ponto de partida para o desenvolvimento da IA. “De um lado havia o madeireiro afirmando que era violeta e do outro os órgãos fiscalizadores dizendo que era o roxinho, que não pode ser vendido. Isso trouxe um estresse para ambos e prejuízos econômicos. Daí, resolvemos ajudar na resolução desse tipo de problema criando a nossa Woordchat”, contou.

No ar há seis meses, a Violeta possibilita a consulta gratuita de até 50 fotos. Após esse número, é cobrado um valor de R$ 0,50 centavos por cada imagem a ser consultada. “Nós trabalhamos tudo via WhatsApp e a versão web. Os interessados podem ainda receber briefing, sobre documentação no IBAMA, na conscientização das questões ambientais”, finalizou.

Continue lendo

EXPEDIENTE

O Portal Acrenews é uma publicação de Acrenews Comunicação e Publicidade

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Gerente-administrativo: Larissa Cristiane

Contato: siteacrenews@gmail.com

Endereço: Avenida Epaminondas Jácome, 523, sala 07, centro, Rio Branco, Acre

Os artigos publicados não traduzem, necessariamente, a opinião deste jornal



Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Soluções Tecnológicas