Connect with us

CULTURA & ENTRETENIMENTO

Exposição coletiva de mulheres artistas acontece em Rio Branco

Publicado

em

Por Eanes Henrique Enes

Com período de visitação de 15 a 31 de agosto, a exposição coletiva “(A)gosto delas”, pinta o Memorial dos Autonomistas com muitas cores em diversos gêneros estéticos.

São 23 mulheres artistas expondo suas obras de singularidades únicas e de muitas multiplicidades.

Mostrando a força das artistas que se unem para mostrar que a hora e a vez são delas.

Simone Pessoa, da curadoria da exposição, nos conta gentilmente, que a ideia foi desenvolvida no passado, mais especificamente em março, quando Fundação Elias Mansour (FEM) propôs a realização de uma exposição com obras só de artistas mulheres, como forma de celebrar o dia internacional das mulheres, dando visibilidade à produção de artistas acreanas. Que se apresentou com o título “Na(s)cer Mulher”.

Também foi proposto realizar outras apresentações artísticas só com mulheres até o fim do ano.

Porém, com a pandemia de covid-19, que assolou o mundo todo, inviabilizou o projeto na época.

Entretanto, com a reabertura parcial dos espaços, surgiu a proposta de uma segunda edição da exposição. Pensada no mês de agosto, para atuar em conjunto à campanha de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher.

Ficou na responsabilidade da Usina de Artes João Donato fazer a curadoria. Agora com o nome de “(A)gosto Delas”.

Em suas palavras nos conta: “Para ao mesmo, brincar com o nome do mês e deixar claro o conceito de liberdade em relação à mulher e seu direito de escolha, de definição do que quer e do que gosta”.

E ainda mais, no texto de apresentação da exposição, pensaram e expressaram a ideia em que: “A proposta da exposição neste agosto foi de fazer dele um tempo em que essas mulheres artistas pudessem criar e expor a seu gosto obras que as representassem, que traçassem conexões consigo, com as outras artistas da mostra e com o público”.

Fotos: Hannah Lydia

São “23 mulheres artistas, promovendo trocas de ideias, possibilitando trabalhos coletivos, propondo intervenções entre linguagens”.

A respeito da face estética do projeto, acrescenta Simone Pessoa: “nós quisemos deixar bem livre a questão da técnica, do tipo de arte. Como no campo das artes, a figura feminina foi quase sempre invisibilizada, negada a autoria, diminuído o valor de seus potenciais artísticos, quisemos ver e levar ao público a capacidade criativa de cada uma, fosse por meio da escultura, do bordado, da pintura, da literatura, do grafite, da fotografia, da gravura… Para a curadoria, foi muito importante discutir com as artistas as ideias e propostas, desde o título até a montagem das obras e instalações. Algumas delas ajudaram a montar no local sua própria obra e a das outras artistas. No grupo de WhatsApp criado para a comunicação das participantes, tudo foi compartilhado e definido coletivamente”, afirma.

As artistas que expõem suas obras são: Dani Mirini, Rosilene Nobre, Simone Pessoa, Hannah Lydia, Laélia Rodrigues, Ellen Pitta, Fany Dimytria, Rafaela Zanatta, Ana Beatriz Craveiro, Nattércia Damasceno, Kétila Flor, Heide Genifer, Vandsmile, Beatriz Bentes, Alessandra Duarte, Bruna Duarte, Lira Modesto, Marina Bylaardt, Lara de França, Hanna Araújo, Hellen Lirtez, Hallana Di Souza, Isabel Darah e Bell Paixão no cerimonial.

A exposição ocorre de segunda a sexta, de 08h às 12h e 14h às 18h.

E Sábado e domingo das 16h às 20h. No Memorial dos autonomistas. Com período de visitação de 15 a 31 de agosto.

Imperdível esta exposição de multiplicidades e coletividade da força que só as artistas mulheres têm!

Continue lendo
Clique para comentar

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

EXPEDIENTE

O Portal Acrenews é uma publicação de Acrenews Comunicação e Publicidade

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Gerente-administrativo: Larissa Cristiane

Contato: siteacrenews@gmail.com

Endereço: Avenida Epaminondas Jácome, 523, sala 07, centro, Rio Branco, Acre

Os artigos publicados não traduzem, necessariamente, a opinião deste jornal



Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Soluções Tecnológicas