ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Falta de feijão e outros itens no Restaurante Universitário da UFAC gera inúmeras reclamações
Por Wanglézio Braga
A falta de alguns produtos como açúcar, pão e feijão que compõem as refeições do Restaurante Universitário da UFAC, tem gerado reclamações quase diariamente nas redes sociais. A classe universitária tem cobrado da reitoria celeridade nos trâmites para a contratação da nova empresa para administrar o espaço. A instituição, ciente da situação, pede a compreensão de todos.
“Antes a gente recebia o bandejão com arroz, feijão, salada, suco e proteína. Era tudo completo. Hoje em dia, nem feijão e nem suco temos mais. Isso prejudica muito a nossa alimentação principalmente para pessoas que têm restrições de algum alimento. O RU salva muito a nossa vida. A gente passa o dia aqui, e sem condições até de pedir comida por aplicativo, sem dinheiro, o RU tem esse valor social”, diz o estudante Pablo Silva.
“A falta desses produtos no R.U não é de agora, começou no final do ano passado. A reitoria precisa tomar uma iniciativa urgente, pois não pode ficar assim. Muitos alunos, assim como eu, não temos condições de tá comprando marmitex de fora ou almoçar em um restaurante. Eu estudo o dia todo, não trabalho e não ganho bolsa, pensão. O R.U, por ser baratinho, oportuniza eu tomar café, almoçar e jantar. Faz parte da minha sobrevivência”, enfatiza Lúcia Monteiro.
O RU, como é popularmente conhecido, garante alimentação a preços populares de segunda-feira a sábado para alunos, funcionários e até comunidade de fora do Campus. O valor do ticket para alunos é de R$ 1 real. Por lá são servidas, todos os dias, quase 2 mil refeições (café da manhã, almoço e janta).
Sobre a falta dos ingredientes, a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PROAES) soltou uma nota no site da instituição esclarecendo a suspensão temporária dos alimentos. “A UFAC está tomando todas as medidas cabíveis e o novo processo licitatório está na fase de apresentação de propostas. Sendo assim, tão logo o processo termine, o fornecimento de tais itens será restabelecido”, comenta.
Na mesma nota, a universidade “pede a compreensão de todos e reforça o compromisso de continuar fornecendo alimentação de qualidade com baixo custo para os estudantes”, conclui a nota.