ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Federação da Indústria e Governo promovem rodada de negócios com prospecção de exportação pra Bolívia
O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict), e a Federação das Indústrias do Estado do Acre (Fieac), por meio do Sindicato da Indústria de Produtos Alimentares (Sinpal), promoveram na quinta-feira, 23, uma rodada de negócios com a empresa Delizia – líder na fabricação e comercialização de sorvetes, bebidas com frutas e laticínios, para exportação de produtos do Acre para a Bolívia.
O evento reuniu, na sede da Fieac, em Rio Branco, empresários bolivianos e acreanos, representantes dos setores de alimentos que foram priorizados pela Delizia: café, refrigerantes, castanha e biscoitos. “Eles solicitaram a apresentação de produtos específicos que não têm disponíveis no portifólio da empresa e que podem ser importados”, informou José Luiz Felício, presidente do Sinpal.
A empresa Delizia atua há 36 anos no mercado com 170 lojas na Bolívia e uma representação nos Estados Unidos. O titular da Seict, Assurbanípal Mesquita, destacou que as exportações entre o estado do Acre e a Bolívia em 2024 atingiram a marca de US$ 1,25 milhão. Para ele, a prospecção de novos produtos vai ampliar as relações bilaterais entre os dois países.
“As propostas estão bastante avançadas e certamente a Delizia sai daqui com prospecções importantes para exportação de produtos como a bolacha Miragina, o café Contri, o guaraná Quinari, o Cruzeirense. Há um ambiente favorável vigente, fruto dessa política de promoção que vem sendo trabalhada com apoio do Estado”, analisou Mesquita.
O empresário Beto Moretto, proprietário da indústria Café Contri, afirmou que a rodada de negócios é continuidade de acordos que vêm sendo realizados com apoio do governo do Estado. “A visita deles aqui nos conecta com um mercado importante, que é o boliviano, que está tão próximo, e nós estávamos de costas para essa oportunidade. Com certeza, esse grupo sai daqui com transações comerciais fechadas”, disse.
Carlos Michel Costa, que é sócio-proprietário da indústria de refrigerantes Quinari, instalada em Senador Guiomard, disse que por intermédio da empresa boliviana será estabelecida uma parceria direta, com o produto já nacionalizado sem o frete internacional, uma vez que a empresa já exporta seus produtos para a Bolívia. “É uma oportunidade muito boa. Poderemos, por meio da empresa Delizia, chegar até os Estados Unidos”, afirmou.
Após a rodada de negócios e degustação dos produtos acreanos, os empresários bolivianos foram conhecer plantas industriais do Café Contri e a Cooperacre. A agenda inclui visitas nas redes de supermercados em Rio Branco. A Delizia está representada pelo CEO Marcos Antônio Huayla Parí, encarregado de exportações, e pelo diretor executivo Felipe Vera Lopes.
Participaram como representantes industriais do Acre os empresários Carlos Michel Costa (Indústria Quinari), Beto Moretto (Café Contri) e Kassio Almada, gerente de vendas da Cooperacre.