POLÍTICA
Federados desde semana passada, PRD e Solidariedade chegam no Acre com candidatos a governo e senado definidos: Mailza e Gladson
Os partidos Solidariedade e PRD oficializaram, na última semana, em São Paulo, a criação de uma federação que unifica suas estruturas nacionais e estaduais. Pela legislação eleitoral, a união terá validade mínima de quatro anos, funcionando de maneira semelhante a um único partido em todo o país.
No Acre, a federação já definiu suas principais diretrizes para as eleições de 2026. As duas legendas irão apoiar a candidatura da vice-governadora Mailza Assis (PP) ao Governo do Estado e o nome do atual governador Gladson Cameli (PP) para o Senado.
A liderança local da federação será definida entre o deputado estadual Afonso Fernandes (Solidariedade) e o presidente regional do PRD, Pedro Valério. Como nenhum dos partidos possui deputado federal no estado, a decisão será tomada internamente, mas ambos ressaltaram que a união acontece em clima de convergência política.
Com a oficialização, a federação Solidariedade-PRD nasce com dez deputados federais no Congresso Nacional, já que cada partido tem 5 parlamentares filiados. Nacionalmente, passa a integrar o grupo das federações já existentes, como PT-PCdoB-PV, PSOL-Rede, PSDB-Cidadania e União Brasil-PP.