CULTURA & ENTRETENIMENTO
Festival Pachamama encerra com Pacha Festa ao som da banda boliviana Sobre Cuerdas; Confira a programação completa do último dia
Ascom Pachamama
Fotos: Hannah Lydia
A 12ª edição do Festival Internacional Pachamama – Cinema de Fronteira chega ao fim neste sábado, 14, e promete um encerramento inesquecível. Após uma programação diversificada ao longo da semana, o festival se despede com a tradicional Pacha Festa, que acontecerá na Casa Rio, embalada pela banda boliviana Sobre Cuerdas.
Com sete anos de trajetória, o grupo, liderado pela vocalista Luz Salas, é de La Paz, Bolívia, e apresenta o show Passeio pela América Latina, que reúne músicas de diversos países latinos. Para Luz, a participação no festival é um momento especial.
“A expectativa é grande, pois a Bolívia está presente no Brasil, fazendo nosso percurso latino-americano. Tentamos unificar, por meio da música e da arte, tudo o que é a América Latina. Estamos felizes por participar de um evento tão grandioso”.
O convite para a banda surgiu durante uma apresentação em La Paz, como explica o diretor de produção do festival, Luck Aragão.
“O Pachamama tem a característica de conectar música, teatro e cinema. Apesar de sermos um festival de cinema, buscamos integrar outras áreas culturais, alinhando a diversidade da América Latina. Sobre Cuerdas é uma banda incrível, com um show que conecta o público com a cultura latino-americana. Isso é o que o festival representa”.
Homenagens do penúltimo dia
Na penúltima noite do Festival Pachamama, foram prestadas homenagens a duas personalidades que marcaram o audiovisual amazônico.
Rose Farias, idealizadora e produtora do antigo Cineclube Circuito Documentário, que acontecia no Hélio Melo, foi uma das homenageadas. Rose também presidiu a ABD Acre, dirigiu diversos filmes e recentemente produziu o curta O Nome. Ao longo de sua trajetória, esteve à frente de iniciativas como a Mostra de Direitos Humanos, o Festival Transamazônica, o Festival Originários e o próprio Festival Pachamama.
Outro homenageado da noite foi Clemilson Farias, que iniciou sua trajetória no Catac, iniciativa idealizada por Flávio Cactos. Ele atuou na Usina de Artes João Donato e, após formação em Cuba, assumiu o escritório da Ancine em Manaus. Clemilson fundou a produtora Leão do Norte, que organiza o Matapi, uma importante plataforma para o mercado audiovisual amazônico, consolidando sua contribuição ao cinema de fronteira.
Para o último dia, a programação contempla:
10h – Masterclass sobre Roteiro
Com Sérgio Machado
Local: Cine Recreio
15h – Programa de Curtas
Castanho (19:51 min, 2023, Brasil, dir. Adanilo)
Garimpando Garimpeiros (13:52 min, 2024, Brasil, dir. Tomás Tancredi)
Onde Está Mymye Mastrolagnne (16:33 min, 2023, Chile, dir. Biarrit222)
Local: Cine Recreio
16h – Longa-metragem
Kinra (157 min, 2023, Peru, dir. Marco Panatonic)
Local: Cine Recreio
19h – Cerimônia de Encerramento
Local: Cine Recreio
19h30 – Longa-metragem
3 Obás de Xangô (77 min, 2024, Brasil, dir. Sérgio Machado)
Local: Cine Recreio
22h – Pacha Festa
Banda: Sobre Cuerdas
Local: Casa Rio
O Festival Pachamama é realizado pela Saci Filmes, com financiamento da Lei Paulo Gustavo e apoio do Governo do Acre, por meio da Fundação Elias Mansour (FEM). Para saber mais, acompanhe no Instagram @festivalpachamama.