ESPORTE
Final do Sub-17: Santa Cruz quer evitar o tricampeonato Galvez
MANOEL FAÇANHA
Pelo terceiro ano seguido, as equipes do Santa Cruz e do Galvez irão decidir o título do Campeonato Acreano de Futebol Sub-17. O duelo decisivo ocorre nesta sexta-feira (14), no estádio Tonicão, às 18h.
Conforme o regulamento da competição, um empate no tempo normal de partida leva à decisão do título às cobranças de pênaltis. O árbitro Josué França foi escolhido para intermediar o jogo que apontará o campeão da temporada e o representante acreano na próxima edição da Copa do Brasil Sub-17.
Santa Cruz foca o psicológico; Galvez vai apostar no jogo veloz
Com dois títulos seguidos perdidos em cobranças de pênaltis para o Galvez, o Santa Cruz promete entrar focado para evitar o tricampeonato do arquirrival. O técnico Cristiano Menezes durante conversa com à imprensa deixou claro que a concentração será um ponto decisivo para a conquista do título e a vaga na Copa do Brasil/2026.
O Santinha chega ao jogo decisivo diante do Imperador Galvez com uma campanha invicta de 12 vitórias em 12 jogos.
Por outro lado, o técnico imperialista Ariano Santos deve preservar o time das semifinais e a ideia de jogo para superar o Santinha será explorar as jogadas rápidas de ataque com os extremos Misael e Guilherme.
Mirando o tricampeonato, o Galvez chega para a partida decisiva diante do Santa Cruz com uma campanha de oito vitórias, 2 empates e 2 derrotas em 12 jogos disputados.
Veja o resumo das finais de 2023/2024
Nos pênaltis, Galvez supera o Santa Cruz e volta ao topo do sub-17

O Imperador Galvez voltou ao topo do futebol acreano sub-17. No dia 15 de setembro 2023, no estádio Florestão, a equipe imperialista superou o Santa Cruz nas cobranças de pênaltis (6 a 5), após empate no tempo normal de partida por 1 a 1, conquistando o título da temporada. O atacante Banana abriu o placar a favor do Galvez, mas o artilheiro Willian deixou tudo igual no placar e levou a decisão aos tiros livres.
Com a igualdade no placar, a disputa do título e da vaga à próxima edição da Copa do Brasil Sub-17 acabou indo às cobranças de pênaltis diante de mais de 500 torcedores presentes nas arquibancadas do Florestão. Eficiente, o Imperador Galvez superou o Santinha por 5 a 3.
Bis! Galvez vence o Santa Cruz e leva o bicampeonato do Sub-17

Um ano depois, o filme se repetiu e o Imperador Galvez voltou a superar o Santa Cruz pela disputa do título do Campeonato Acreano de Futebol Sub-17. Em decisão ocorrida na tarde e noite do dia 18 de setembro de 2024, no estádio Florestão, as equipes ficaram no empate durante o tempo normal de jogo por 2 a 2. Samuel e Lucas fizeram os gols do Santinha, enquanto Kerlon e Bugão anotaram os gols do Imperador.


