GERAL
Finep apoia parques tecnológicos no Acre e outros estados com R$ 100 milhões de recursos não-reembolsáveis
A Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) divulgou nesta segunda-feira, 17 de fevereiro, o resultado final da etapa de habilitação da chamada pública para parques tecnológicos 01/2024, na qual a organização investiu R$ 100 milhões em recursos FNDCT não-reembolsáveis.
Lançada em 16/10/2024, a chamada teve por objetivo apoiar a implantação ou operação de Parques Tecnológicos em estados que não haviam sido contemplados no edital anterior, de 2021: Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso, Piauí, Rondônia, Roraima, Sergipe e Tocantins.
O edital recebeu 25 propostas, provenientes de nove estados, tendo 17 delas sido habilitadas.
Através do financiamento à implantação ou operação de parques tecnológicos, a Finep busca fomentar o desenvolvimento tecnológico local e regional, o aumento da competitividade e a interação entre empresas e instituições de Ciência e Tecnologia, além de promover ecossistemas de Inovação e da sociedade do conhecimento.
Ecossistemas de inovação têm se consolidado como elementos essenciais para impulsionar a pesquisa, o desenvolvimento e a aplicação de novas tecnologias. Neste contexto, os parques atuam como “habitats” de inovação, criando um ambiente colaborativo que favorece a integração entre universidades, empresas e governo. O impacto dessa reunião se reflete no desenvolvimento econômico regional, na geração de novas patentes, na abertura de novas empresas e em oportunidades de trabalho, tanto para recém-formados quando para profissionais qualificados. Todo o conjunto se revertendo no aumento da competitividade regional e por conseguinte, nacional.