ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Fórum Permanente de Educação Étnico-Racial, Associação de Mulheres Negras e Prefeitura de Brasiléia celebram Dia da Consciência Negra
Imagens: Renan Pimentel – Luiz Fernando e Ailton Pimentel
Nesta quarta-feira dia 20 de novembro, celebramos o Dia da Consciência Negra, um momento para refletir sobre o papel histórico, social e cultural da população negra na construção do Brasil.
No município de Brasiléia, a data não passou em branco, a comunidade do Bairro Ferreira Silva recebeu a I Feira Ubuntu, reafirmando a importância de educar nossas crianças, jovens e comunidades sobre a rica herança cultural africana. Por meio de exposições de trabalhos realizados dentro de sala nas escolas municipais, oficinas temáticas, exposição de fotos do Circuito de fotografia da Beleza Negra, e apresentações culturais, o evento promoveu uma educação antirracista e a construção de uma sociedade mais igualitária e plural.
O evento foi realizado pelo Fórum Permanente de Educação Étnico-Racial, a Associação de Mulheres Negras e a Prefeitura de Brasiléia, a Feira Ubuntu é um espaço de celebração, aprendizado e reflexão sobre a importância da história e cultura afro-brasileira na formação da nossa identidade, tendo como tema central a valorização da cultura afro-brasileira e a reflexão sobre o combate ao racismo, através de atividades voltadas à promoção da igualdade racial, ao reconhecimento da identidade negra e à educação inclusiva.
A Feira Ubuntu, é inspirada no conceito africano que enfatiza a solidariedade e a conexão entre os seres humanos, trouxe para a comunidade de Brasiléia uma série de exposições culturais, apresentações de dança, música, rodas de conversa e palestras com temas relacionados à história e à luta contra o racismo.
A realização da Feira Ubuntu em Brasiléia é um reflexo do compromisso da gestão pública local com a promoção da igualdade racial e da valorização da cultura negra. A iniciativa também destaca a importância de políticas públicas voltadas para a educação antirracista, que são fundamentais para combater as desigualdades sociais e promover uma sociedade mais justa e igualitária para todos.
O evento, além de ser um espaço de aprendizado e reflexão, reuniu várias escolas e contou em peso com a presença da comunidade para prestigiar as atrações e exposições da feira.