ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Frente fria com ‘chuvarada’ e temporais deve atingir o Brasil na semana do Carnaval
Uma frente fria deve atuar junto à umidade intensa e manter chuva frequente em várias regiões do país na semana do Carnaval

Uma frente fria deve influenciar o tempo no Brasil na semana que antecede o Carnaval, período que já começou sob forte instabilidade atmosférica.
O último fim de semana registrou fortes chuvas em todas as regiões, com maior intensidade no Sudeste, onde temporais causaram transtornos principalmente em São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.
Segundo a Climatempo, a situação foi provocada pela formação de um novo episódio da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), responsável por espalhar áreas de instabilidade e chuva persistente pelo Norte, Centro-Oeste e, sobretudo, pelo Sudeste.
O fenômeno deixou o céu encoberto por nuvens carregadas e manteve precipitações recorrentes em diferentes estados.
Frente fria mantém semana pré-Carnaval instável
No começo da semana, a frente fria atua junto com a ZCAS, prolongando o tempo instável em grande parte do território nacional.
A partir de terça-feira (10), a ZCAS começa a perder organização, mas isso não significa melhora imediata das condições meteorológicas.
Mesmo com o enfraquecimento do sistema, a atmosfera continua quente e úmida, favorecendo pancadas de chuva e novos temporais pelo menos até sexta-feira (13).

Temporais seguem pelo país
As instabilidades continuam mais frequentes no Centro-Oeste, Sudeste e Norte, onde o calor combinado com a umidade mantém a formação de nuvens de chuva, especialmente entre a tarde e a noite.
No Nordeste, as precipitações aparecem de forma irregular, alternando períodos de sol com pancadas rápidas, por vezes fortes.
Já no Sul, as instabilidades voltam a se intensificar na segunda metade da semana com o avanço de uma nova frente fria, que deve aumentar os temporais no Rio Grande do Sul.
Entre Santa Catarina e Paraná, as chuvas tendem a ocorrer de forma mais isolada, embora possam acontecer com intensidade elevada.

Mudanças no fim de semana
De acordo com a Climatempo, a partir do próximo fim de semana, a previsão indica alteração gradual no padrão atmosférico em parte do país.
Modelos meteorológicos apontam modificações na circulação de ar em níveis mais altos da atmosfera, o que pode mudar a distribuição das chuvas e também influenciar as temperaturas.
REPRODUÇÃO:ND+












