GERAL
Friale dispara alertas para Cruzeiro do Sul e Tarauacá e prevê: “Rio Acre não oferece perigo de transbordo”
Por Wanglézio Braga
Por meio do Portal o Tempo Aqui, o pesquisador Davi Friale soltou alertas para moradores e as autoridades dos municípios de Cruzeiro do Sul e Tarauacá, interior do Acre, nesta quinta-feira (01). Segundo ele, na capital do Juruá, o nível do rio Juruá poderá atingir a cota de alerta e transbordar nos próximos dias. Já na região de Tarauacá poderá ocorrer transbordamento do rio que corta a cidade.
“As intensas chuvas dos últimos dias fizeram o nível do rio Juruá subir rápida e acentuadamente em Cruzeiro do Sul, Porto Walter e Marechal Thaumaturgo. Nesta quinta-feira, por volta das 15h, seu nível já era de 8,85m em Cruzeiro do Sul e vai continuar subindo muito nos próximos dias. Assim, é alta a probabilidade de que, neste fim de semana, atinja a cota de alerta, que é 11,8m. A cota de transbordamento é 13,0m, cuja probabilidade de atingi-la é média para os próximos dias”, alertou.
Friale fala que a situação crítica ocorre em Tarauacá, onde o rio deverá transbordar nas próximas horas, pois já está acima da cota de alerta, que é 8,5m.
Já na capital, Rio Branco, o nível do rio Acre não deverá subir muito, pois as chuvas ocorridas nos últimos dias não foram suficientes para que atinja a cota de alerta, que é 13,5m, pelo menos até o próximo dia 10 de fevereiro.
“Por volta das 15h desta quinta-feira, seu nível estava subindo lentamente e era de 8,55m. As chuvas, em janeiro, na capital acreana, acumularam 368,8mm, ou seja 28,9% acima da média mensal, que é 2861mm, conforme dados do Instituto Nacional de Meteorologia. Nossas previsões para o mês de janeiro, anunciadas no último dia 31 de dezembro, foram concretizadas”, informou.
Por fim, o pesquisador alerta para a ocorrência de chuvas intensas nos próximos dias. “Entre sábado, dia 3, e segunda-feira, dia 5, podendo causar transbordamento de córregos e igarapés”, concluiu.