Connect with us

ACRE

Friale ‘tira onda’ sobre frio na próxima semana: “Pinguins, reservem hotéis no Acre”

Publicado

em

Por Wanglézio Braga / Foto: Reprodução

O pesquisador Davi Friale anunciou, nesta semana, que deve estacionar no Acre e região mais uma onda de frio polar, sendo uma das mais acentuadas do mês de junho, com possibilidade de alcançar em determinados lugares a casa dos 9°C. Hoje (24) por meio do seu boletim no site, O tempo Aqui, o pesquisador aproveitou para fazer um convite especial aos ‘pinguins’, aves comuns do hemisfério sul: “Reservem hotéis no Acre na próxima semana”.

“A forte onda de frio polar que chegará ao Acre, nas primeiras horas da próxima segunda-feira (28), não é novidade para a população, pois é comum todos os anos as temperaturas baixarem para valores inferiores a 16ºC no inverno. No ano passado, em 2020, Rio Branco registrou 12ºC, nos dias 21 e 22 de agosto, com máximas inferiores a 19ºC. Em 2013, nos dias 24 e 25 de julho, os termômetros marcaram 9ºC, na capital acreana, com máxima abaixo de 15ºC, sendo que no aeroporto da cidade, chegou a 7ºC, e, em Epitaciolândia e Brasileia, menos de 5ºC”, lembra.

Friale cita que o Estado já enfrentou, no passado, outros períodos mais friorentos que o habitual ele baseou sua citação em estudos do Instituto Nacional de Meteorologia. “Na capital acreana, já presenciamos a formação de geada na década de 1990, ou seja, temperatura de 0ºC, pois a água só congela a esta temperatura ao nível do mar ou próximo a ele, que é o caso de Rio Branco, que, no bairro onde presenciamos o congelamento, fica a 160m acima do nível do mar”, cita.

O pesquisador aproveita para explicar como a ‘poderosa’ massa de ar polar vai cruzar os países da América do Sul e comenta que a cidade de Manaus, capital do Amazonas, também vai ficar levemente mais fria.

“Na próxima semana não será muito diferente, exceto que as temperaturas estarão baixas por vários dias seguidos. A massa de ar polar será tão intensa que deverá cruzar a linha do equador e chegar até a Venezuela, passando antes, pela região de Tabatinga, no oeste do Amazonas e sul da Colômbia. No entanto, nestas áreas, o frio já estará enfraquecido. Até a cidade de Manaus deverá sentir uma brisa frasca e suave, soprando da direção sul, como consequência da incursão dessa poderosa onda polar”, explica.

Em Rio Branco, em Brasileia e nas áreas próximas, a temperatura mínima deverá oscilar entre 9 e 11ºC, principalmente entre terça-feira e quinta-feira próximas. Por conta das baixas temperaturas, o pesquisador sugere a importância das campanhas de agasalho.

“Assim, é importantíssimo que a Campanha do Agasalho 2021 seja urgentemente lançada, a fim de que as pessoas menos favorecidas sejam contempladas com o nosso calor”, conclui.

Continue lendo
Clique para comentar

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

EXPEDIENTE

O Portal Acrenews é uma publicação de Acrenews Comunicação e Publicidade

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Gerente-administrativo: Larissa Cristiane

Contato: siteacrenews@gmail.com

Endereço: Avenida Epaminondas Jácome, 523, sala 07, centro, Rio Branco, Acre

Os artigos publicados não traduzem, necessariamente, a opinião deste jornal



Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Soluções Tecnológicas