INTERIOR
Fruto de operações sanitárias, produtos do Brasil são descartados no lixão de Cobija
Por Wanglézio Braga / Foto: Reprodução
Diversos produtos de origem brasileira foram destruídos no lixão de Cobija, capital do Departamento de Pando (Bolívia), em mais uma ação do Serviço Nacional de Sanidade Agropecuária e Segurança Alimentar (SENASAG). A destruição ocorreu na semana passada e foi resultado de operações realizadas em diferentes pontos da cidade, com destaque para as pontes da Amizade e Internacional, portão de acesso à Brasileia e Epitaciolândia.
De acordo com a SENASAG existem pelo menos 10 pontos clandestinos que viraram rota de entrada de produtos provenientes do Brasil que entram na Bolívia clandestinamente por via terrestre e pelo Rio Acre. Porém, os principais pontos de acesso ainda são as pontes entre as cidades acreanas.
No dia 16 de agosto, por exemplo, durante uma abordagem foram recolhidos 600 kg de peixe, 65 cachos de banana, 77 unidades de melancia e 48 caixas de cervejas. Todo o material foi levado para o lixão para destruição.
As ações do SENASAG são conjuntas com as Forças Armadas da Bolívia e a guarda municipal. Os principais produtos brasileiros que entram na Bolívia de forma ilegal são legumes, frutas, ovo, leite, biscoitos, ração animal, bebidas alcoólicas e outros insumos que perdem a garantia sanitária conforme estipulam as leis bolivianas pois não possuem registro local.
You must be logged in to post a comment Login