GOSPEL
Fundada pelo peruano Palomeque, uma das congregações mais antigas da Assembleia de Deus em Rio Branco completa 50 anos
A congregação da igreja Assembleia de Deus do bairro Abraão Alab, em Rio Branco, completou 50 anos de fundação na semana passada. É uma das primeiras na capital do Acre e sua atual direção promoveu uma festividade por causa da data histórica. Pertencente ao ministério Rio Branco, presidido pelo pastor Luiz Gonzaga, a direção da igreja enviou ao AcreNews a seguinte história dessa congregação:
Pastor Presidente: Pr Luiz Gonzaga de Lima
Pastor da Regional: Pr Joabe Pereira
Pastor da Filial: Pr Henzio da Silva Albuquerque
No início da década de 70, no período em que o saudoso pastor Manoel Araújo pastoreava a Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Rio Branco, um senhor de origem peruana, por nome Palomeque, que exercia o ofício de sapateiro e juntamente com o pastor João Batista e outros pioneiros, começaram a dirigir cultos nos lares na cidade de Rio Branco e muitos desses cultos se davam na casa simples coberta com palha do irmão Palomeque, que ficava no bairro Abraão Alab, na rua Veterano Henrique Julião.
As poucas famílias que residiam no bairro Abraão Alab foram evangelizadas por estes irmãos que enfrentaram muitas dificuldades, pois, o acesso ao bairro na época era precário, só era possível a pé e em meio a lama ou a poeira, a depender da época do ano.
Neste período veio do Seringal extrema a família do irmão Augusto Silva, residir neste bairro que juntamente com sua esposa e filhos começaram a frequentar os cultos na casa do irmão Palomeque e assim outras famílias foram chegando e a congregação se formando.
No final da década de 70, o então presidente da Assembleia de Deus em Rio Branco o saudoso pastor José Rodrigues Muniz propôs a troca da casa do irmão Palomeque por uma outra no bairro Taquari o que foi de pronto aceito por ele, e assim, surgiu a atual filial da Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Rio Branco no bairro Abrahão Alab, com o nome bíblico chamada de Congregação Abraão.
Nestes 50 anos, além de inúmeros cultos de adoração a Deus e da abençoada Escola Bíblica Dominical, muitas vigílias, campanhas de oração, consagrações estudos bíblicos, gincanas e diversos outros eventos, como: Louvorzões, festivais de sorvete, casamentos, formaturas, confraternizações, e muitos outros.
São 50 anos de grandes vitórias, muitas decisões por Jesus Cristo, incontáveis milagres, vidas que foram edificadas, libertas e saradas pelo poder do nome de Jesus, sendo este sempre o tema central das pregações e dos estudos ensinados neste lugar.
Ao longo destas 5 décadas, muitas famílias acompanharam o crescimento de seus filhos aprendendo a sagrada palavra e honrando a Deus neste santo lugar e hoje muitos são pastores, presbíteros, diáconos, diaconisas e até mesmo, missionários e missionárias saíram daqui e tem feito a obra de Deus em vários lugares.
Dentre os pioneiros desta obra estão os pastores João Batista, José Bento de Albuquerque (Noroso), Josué Araújo, Josias de Paula, José Elson e muitos outros santos homens de Deus.
Após a casa coberta de palha, foi construída uma congregação em madeira, que por muitos anos acolheu o povo de Deus que por aqui passava. Com a congregação ficando pequena e a madeira envelhecendo surgiu a necessidade de construir uma maior e nova congregação agora em alvenaria.
Sob a direção do pastor “Noroso” foi erguido esse templo com muito esforço, oração, jejum, campanhas, arrecadações e estratégias eficazes do dirigente, durante esses 50 anos muitos dirigentes prestaram seus relevantes serviços em prol das pessoas que aqui congregavam, aos quais agradecemos a Deus por suas vidas e serviços.
Atualmente conduzida pelo pastor Henzio Albuquerque, que juntamente com sua família tem se dedicado a cuidar desta congregação onde o sentimento fraternal e familiar predominam, o pastor sempre prezou pelo ensino da palavra e tem preservado a sã doutrina.
O louvor Também tem sido um dos pontos altos dessa igreja que tem se empenhado para fazer a melhor adoração a Deus, tanto através do Ministério de Louvor local “Ministério Hebrom”, quanto através dos louvores dos departamentos e individuais. Também possui atualmente um Ministério de Dança que tem feito a diferença.
A igreja aguarda incansavelmente a volta do Senhor Jesus Cristo, que brevemente voltará para buscar a sua noiva, daí o tema da Festa do Jubileu de Ouro ser: “ELE VEM!”
Agradecemos a Deus por todos os benefícios que nos tem feito diariamente através desta obra existente aqui neste lugar. A Igreja é conhecida por ser
Maranata, ora vem Senhor Jesus!
Glória a Deus!