SAÚDE
Fundhacre promove semana de integração para acadêmicos da área da saúde
Por Andriny Silva
A capacitação para novos profissionais da Saúde é fundamental para prepará-los para uma prática clínica segura, ética e eficaz na área da saúde, garantindo assim a melhor qualidade de atendimento aos pacientes.
Com isso, a Fundação Hospital Estadual do Acre (Fundhacre) promoveu, nos dias 5, 6, 7 e 8, a Semana de Integração Ensino e Serviço, com o objetivo de orientar os novos alunos da área da saúde que realizarão estágio, atuando no serviço assistencial no Complexo Hospitalar da Fundhacre.
De acordo com a coordenadora do Núcleo de Educação Permanente (NEP), Natasha Volpati, foram alcançados 187 alunos em cinco dias de integração. “Nesses encontros foram abordadas instruções importantes relacionadas aos temas de Normas e Rotinas do Hospital; Serviço de Controle de Infecção Hospitalar; Segurança do Paciente; Descarte de Resíduos e Comitê de Ética e Pesquisa”, afirma Natasha Volpati.
A integração vem sendo coordenada pelo NEP em parceria com o Núcleo de Segurança do Paciente (NSP), o Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH), o Núcleo de Resíduos Sólidos (NRS), e o Comitê de Ética e Pesquisa (CEP).
Vanessa Lima, responsável pelo Núcleo de Segurança do Paciente, conta que a integração acadêmica é um evento de grande importância. “Fico grata pela oportunidade de falar sobre a segurança do paciente, principalmente no que se refere à notificação dos eventos adversos e implantação dos protocolos assistenciais”, finaliza Vanessa Lima.
Os acadêmicos que participaram do treinamento são das áreas da medicina, enfermagem e fisioterapia, e compõe as instituições; Universidade Federal do Acre (Ufac), União Educacional do Norte (Uninorte) e Estácio/Unimeta.
A estudante de Medicina, Jéssyca Gradici, contou que a capacitação foi um momento extremamente proveitoso. “Foram apresentados os nossos direitos e deveres, coisas que não tínhamos ideia, além de formas de nos protegermos, pois estamos a todo momento expostos em um ambiente hospitalar”, destaca Jessica.