ESPORTE
Galo e Tigre abrem nesta segunda-feira o Campeonato Feminino 2023
POR MANOEL FAÇANHA
Com um clube a menos em relação ao número de clubes da última edição, o Campeonato de Futebol Feminino 2023 começa na tarde desta segunda-feira (7), no estádio Florestão, com rodada dupla: Plácido de Castro x Atlético Acreano (15h) e São Francisco x Galvez (17h). Três dias depois (10/8) a primeira rodada será finalizada com mais uma partida no estádio Florestão: Sena Madureira x Rio Branco. Nesta primeira rodada, a folga na tabela pertence a equipe da Assermurb.
Galo terá técnico importado e Monique
No jogo de abertura, o Galo Carijó recebe o Tigre do Abunã. A equipe celeste retorna à competição após ausências nas temporadas 2020 (não ocorreu a competição por conta da pandemia da covid-19), 2021 e 2022 e o objetivo será retornar ao top do futebol feminino. O time atleticano para a temporada contratou o técnico Ivan Mazzuia, ex-analista de desempenho das equipes de base do Santos-SP, mas com passagens na função pelos seguintes clubes: Plácido de Castro, Atlético Acreano, Humaitá e Galvez. Outro reforço de peso é a meia-atacante Monique.
Apenas 10 atletas
Por outro, o Plácido de Castro, que será comandado pelo técnico, Thiago Luiz, terá apenas 10 atletas disponíveis para o duelo contra o Galo Carijó. Thiago comentou que esperava 12 atletas regularizadas no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF, mas apenas 10 foram credenciadas.
Nesta temporada, sete equipes, divididas em único grupo, brigam por quatro vagas às semifinais da competição em jogo único. Os vencedores carimbam o passaporte a decisão em jogo único. Um empate no tempo normal de partida leva à disputa da taça às cobranças de pênaltis, de acordo com os critérios adotados pela IFAB.
VEJA OS PARTICIPANTES
Assermurb
Sena Madureira
Galvez
São Francisco
Rio Branco
Atlético Acreano
Plácido de Castro.