POLÍTICA
Gestão Bocalom fortalece saúde pública com posse de 63 novos servidores efetivos em Rio Branco: “Nosso objetivo é investir fortemente na atenção básica”
Da Redação
A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), realizou na manhã desta quarta-feira, 15, a solenidade de posse de 63 novos servidores efetivos aprovados em concurso público. A iniciativa integra um conjunto de ações estruturantes promovidas pela gestão do prefeito Tião Bocalom, voltadas à valorização do serviço público e à ampliação da cobertura e da qualidade da saúde municipal.
A solenidade aconteceu no auditório da Federação das Indústrias do Estado do Acre (FIEAC).
A iniciativa integra um conjunto de ações estruturantes promovidas pela gestão do prefeito Tião Bocalom, voltadas à valorização do serviço público e à ampliação da cobertura e da qualidade da saúde municipal.
A nomeação dos novos profissionais representa mais um avanço no fortalecimento da rede pública municipal de saúde. Com foco na atenção primária e na prevenção de doenças, a atual gestão vem implementando medidas consistentes para substituir contratos temporários por servidores concursados, garantindo estabilidade, qualificação técnica e maior comprometimento no atendimento à população.
“Já demos posse a mais de 240 servidores da saúde e agora estamos chamando mais 63. A ideia é substituir boa parte dos contratos provisórios. E com servidores efetivos, tenho certeza de que o serviço pode melhorar muito. Nosso objetivo é investir fortemente na atenção básica, para que as pessoas fiquem menos doentes por meio da prevenção”, destacou o prefeito Bocalom.
Com o reforço de médicos, técnicos em laboratório, enfermeiros e outros profissionais, a prefeitura amplia a capacidade de atendimento nas unidades de saúde e melhora o acesso da população aos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS).
Um dos destaques apontados por Bocalom foi o desempenho do laboratório municipal, que já realiza coletas com entrega de resultados no mesmo dia — superando, em alguns casos, prazos de unidades privadas.
Além da contratação de novos profissionais, a atual gestão tem promovido uma verdadeira reestruturação na infraestrutura da saúde municipal.
De acordo com o secretário municipal de Saúde, Rennan Biths, mais de 40 unidades básicas de saúde já foram reformadas e reequipadas, com previsão de entrega de outras sete novas unidades ainda este ano.
“Hoje celebramos mais um passo importante. Estamos promovendo não apenas o reforço no número de profissionais, mas também a qualificação do atendimento. Com servidores efetivos, conseguimos criar vínculos mais sólidos com a população, o que é essencial para uma gestão territorial eficiente da saúde. Este ano, já são 279 novos profissionais efetivos nomeados, e esse número impacta diretamente na ampliação de consultas, exames e melhorias no atendimento em geral”, afirmou Biths.