CULTURA & ENTRETENIMENTO
Gestores de Assis Brasil recebem capacitação para valorização do patrimônio histórico e cultural
O município fronteiriço de Assis Brasil, no Alto Acre, iniciou na manhã desta segunda-feira, 05, no auditório prefeito José Monteiro da Silva, a capacitação voltada para a valorização do patrimônio histórico e cultural, ministrado pela a equipe da Divisão de Patrimônio Histórico e Cultural, da Fundação Elias Mansour (DPHC/FEM).
Os gestores participaram neste primeiro dia de uma palestra com foco na articulação institucional voltada para a necessidade da implementação da legislação de proteção e preservação do patrimônio cultural do município e uma oficina sobre produção de vídeo com celular para registrarem as atividades.
Durante o encontro, foram promovidas rodadas de discussões na busca de identificar os bens culturais materiais e imateriais.
Durante a oficina que abordou as narrativas audiovisuais com foco na preservação do patrimônio cultural, ministrada pelo historiador e roteirista, Ney Ricardo, após a contextualização histórica sobre o uso do audiovisual para registro da história, os gestores foram postos em grupos de trabalho para elaborarem projetos com foco em documentários sobre os bens culturais de Assis Brasil.
O primeiro grupo elaborou um anteprojeto sobre o registro do sincretismo religioso da história da santa popular Santa Raimunda Alma do Bom Sucesso que possui romeiros dos três países (Brasil, Bolívia e Peru) e festa comemorativa no mês de agosto. Já a segunda equipe, trabalhou com o registro do ofício das lavadeiras do Igarapé da Cascata, bastante comum no município até a década de 1970. A ação é para incentivar os gestores a produzirem uma série de anteprojetos com o intuito de concepção do inventário dos bens culturais do município.
O prefeito do município, Jerry Correia agradeceu à equipe, e destacou a importância da Fundação está levando a instituição aos municípios para promover e valorizar as ações culturais.
“Fico muito feliz em ter a equipe da FEM aqui em nosso município, esse projeto é muito louvável, pois ele está indo até os gestores, algo totalmente diferente que se tem, o Estado está dando a mão aos municípios. Isto só tem a fortalecer a cultura local”, destaca o prefeito.
Para a diretora municipal de políticas culturais, Francicleia Serpa avalia como positivo o primeiro dia de encontro.
“Estamos muito felizes com esse momento enriquecedor para nosso município, esse primeiro dia foi muito produtivo para todos nós”, revela Francicleia.
A coordenadora do projeto avaliou o primeiro encontro como bastante produtivo e enriquecedor:
“A dimensão simbólica da cultura é tão imensa e complexa que em um primeiro momento os gestores identificaram as atividades mais comuns de seu calendário cultural, no decorrer do dia e no processo reflexivo de pertencimento da identidade, eles elencaram uma lista bastante intensa do que eles acreditam fazer parte da cultura e que pretendem trabalhar futuramente através do inventário dos seus bens culturais”, disse Elane Cristine.
You must be logged in to post a comment Login