O governador Gladson Camelí recebeu a confirmação de novas apresentações da Esquadrilha da Fumaça no Acre. O anúncio foi feito nesta segunda-feira, 14, pelo comandante da Aeronáutica, o tenente-brigadeiro do ar Marcelo Damasceno, durante reunião em Brasília (DF).
Ainda sem data definida, o evento deve ser realizado no início de 2026. O governo do Estado solicitou exibições em Rio Branco, Brasileia e Cruzeiro do Sul. “As apresentações serão retomadas em janeiro e a nossa programação é começar pelo Norte do país. Possivelmente, vamos atender as três cidades”, afirmou Damasceno.
Grande admirador da aviação, o governador comemorou a nova ida da Esquadrilha da Fumaça ao Acre. “Recebo com muita alegria essa confirmação e aproveito para agradecer ao comando da Aeronáutica por atender o nosso pedido. Eu não tenho dúvida que será um sucesso”, declarou Camelí.
A última apresentação da Esquadrilha da Fumaça no estado ocorreu em julho de 2023. Os céus da capital acreana se transformaram em um grande palco para as manobras das aeronaves. No calçadão da Gameleira, milhares de pessoas vibraram e se encantaram com o espetáculo aéreo.
Oficialmente conhecido como Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), o grupamento fez sua primeira apresentação ao público em maio de 1952. Em 73 anos de história, já realizou mais de quatro mil demonstrações no Brasil e em outros países.