POLÍTICA
Gladson e mais 7 governadores dão posse a Helder Barbalho na presidência do Consórcio Amazônia
Por Wanglézio Braga
O governador do Estado do Pará, Helder Barbalho (MDB), assumiu nesta quarta-feira (04) o posto de presidente do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia Legal (CAL). A cerimônia foi acompanhada por videoconferência pelo governador Gladson Cameli (PP) que aproveitou para congratular o novo presidente do grupo e exaltar a importância da entidade para os estados.
Além de Cameli, a cerimônia acompanhada por membros do Congresso Nacional, embaixadores e dos governadores Wilson Lima (Amazonas), Clecio Luis Vieira (Amapá), Vanderlei Barbosa (Tocantins), Mauro Mendes (MT), Antonio Denarium (RR), Marcos Rocha (RO) e Antônio Almeida (RR). O governador do Maranhão, Carlos Brandão, enviou representante.
A autarquia era presidida pelo ex-governador do Amapá, Waldez Góes que tomou a cadeira de Ministro da Integração e Desenvolvimento Regional no Governo Lula. Góes também participou do ato.
Entre uma fala e outra, Helder Barbalho disse que vai lutar para trazer a edição da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP) em 2025. A ideia é que os estados possam sediar o evento internacional.
O paraense também ressaltou a importância do diálogo para cumprir pautas entre os estados. “O objetivo é alavancar cada vez mais a nossa região para o protagonismo na compatibilidade e conciliação do desenvolvimento sustentável com o social (…) tudo isso, para que possamos fortalecer a biodiversidade e todas as oportunidades advindas da floresta em pé, com a sua oportunidade de bioeconomia, transformando a floresta em commodity e, consequentemente, em um novo ativo econômico de geração de emprego e renda”, ressaltou.