O governador Gladson Cameli tem defendido ao longo de sua gestão a colaboração entre os setores público e privado para a criação de um ambiente favorável ao empreendedorismo no estado do Acre. Além disso, tem iniciado um movimento que dá protagonismo a lideranças femininas e, por isso, fez questão de participar da posse da primeira mulher a assumir a presidência da Associação Comercial, Industrial, de Serviço e Agrícola do Acre (Acisa). Patrícia Dossa foi empossada na noite desta sexta-feira, 14, em uma cerimônia no Afa Jardim, com a presença de empresários, associações e autoridades.
Ela é a primeira mulher a assumir este cargo em 114 anos. Empresária, militante do Cooperativismo, com uma atuação forte no Conselho de Jovens Empresários (Conjove) e no Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura (CMEC), Patrícia desempenha um importante papel na associação e com as pautas importantes para o fortalecimento do empreendedorismo no Acre.
Pauta, que, segundo ela, vai ficar ainda mais em evidência agora que está assumindo a presidência da associação. “Estou muito honrada em ser a primeira mulher a assumir esse posto, mas a intenção maior é continuar o belo trabalho que a Acisa já vem fazendo, com todo o mérito dos presidentes anteriores, que sempre fizeram bom trabalho para a entidade ser essa representatividade que é hoje”, destacou.
A relação entre governo e setor empresarial deve ser ainda mais evidenciada em seu mandato.
“Uma associação sempre deve fortalecer os empresários e o governo e prefeitura têm sido muito parceiros da Acisa e federações. Ser a primeira mulher a ocupar esse cargo nesses 114 anos é um marco de revolução e novas oportunidades para todos nós. Darei continuidade ao trabalho, fortalecendo parcerias estratégicas e queremos ser um elo mais forte entre o setor público e privado”, completou.
Sobre as mulheres em locais de destaque, o governador ressaltou que é uma representatividade importante para mostrar a equidade entre os poderes e disse que, mais do que isso, são mulheres com trajetórias irretocáveis que só têm a contribuir com o desenvolvimento do estado.
“Vejo essa ocupação de espaços com muito orgulho. Sem querer colocar disputa entre homens e mulheres, mas todas que estão sendo reconhecidas são altamente capacitadas e estão ocupando seus espaços. Não tenho dúvida do sucesso que a Patrícia vai ter no seu mandato e a gente vai vencer os desafios. Quem ganha é o estado”, avalia.
Marcelo Moura, que ocupou a presidência da Acisa por dois mandatos, portanto quatro anos, agora segue na vice-presidência. Ele acredita que a nova gestora tem muito a contribuir, já que há 20 anos está envolvida ativamente na missão da Acisa.
“É um marco para todos nós ter uma mulher à frente da Acisa após 114 anos. As mulheres cada vez mais ocupam espaço de liderança e esse é um reconhecimento também de sua competência. Vamos continuar defendendo os interesses dos empresários, porque entendemos que através do crescimento do empreendedorismo nós podemos ter qualidade de vida para a nossa sociedade”, avaliou ao entregar a presidência para Patrícia.
A presidente da Associação de Mulheres Empreendedoras, Lidiane Cabral, fez uma homenagem e uma fala evidenciando o simbolismo de ter uma mulher à frente da Acisa. Isso, segundo ela, encoraja outras lideranças femininas a buscarem seus espaços.
“Quero dizer que este é um marco para as mulheres empreendedoras, porque abriu uma porta e nos mostrou que quando um de nós chega lá, todas nós avançamos mais um passo. E sempre estaremos aqui para dar apoio, pois você tem nosso respeito e admiração. Que a sua jornada seja cheia de sucesso e que você continue sendo essa líder que nos inspira a sonharmos mais alto, pois, sempre que uma mulher sobe, ela puxa outra”, disse durante a homenagem.
A posse da nova diretoria da Acisa ocorreu com a presença de empresários e autoridades, onde foram lançados projetos inéditos, premiações e homenagens dedicadas àqueles que ajudam a construir um estado mais desenvolvido, apostando e investindo na região.