POLÍTICA
Governada pelo PT há 16 anos a Bahia é o estado com maior número de analfabetos do Brasil aponta o Censo 2019
De todos os estados brasileiros, a Bahia é o que possui a maior população de analfabetos em números absolutos. Esse foi o resultado apontado pelos Indicadores Sociais Municipais do Censo Demográfico 2010 divulgados, nesta quarta-feira (16), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No total, são 1.729.297 cidadãos, com idade superior a 15 anos, que não sabem ler nem escrever- isso equivale a quase 16,6% da população baiana. Em todo o Brasil, os índices chegaram a 9,6% da população, atingindo o quantitativo de 13.933.173. https://www.youtube.com/embed/RoQyUI08N2g?feature=oembed
Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADC), em 2019, mais de 1,5 milhão de pessoas de 15 anos ou mais não sabiam ler nem escrever um bilhete simples, o que corresponde a 13% da população do estado.
Ainda de acordo com o IBGE, esse número é 2,8% maior que o verificado em 2018, e 3% superior ao de 2016.
O estudo revela que o percentual de analfabetos é maior entre os mais velhos. Nove em cada 10 analfabetos têm 40 anos ou mais de idade (89%), e pouco mais da metade (54,8%) é de idosos (60 anos ou mais).
Outro fator analisado na pesquisa é a desigualdade por raça ou cor. De acordo com a PNADC, na Bahia, a taxa de analfabetismo entre os que se declaram pretos ou pardos (13,5%) é superior a dos que se declaram brancos (10,4%). Essa diferença aumenta na população idosa: 39,2% dos pretos ou pardos com 60 anos ou mais de idade são analfabetos. O brancos somam 26,9%.
G1 https://www.youtube.com/embed/JdtEhaJw6bo?feature=oembed
São 5,53 milhões de baianos que não têm os 11 anos de estudo básico exigido em lei.
No caso do Ensino Superior, apenas 11% dos baianos adultos concluíram alguma graduação, o que coloca o estado numa posição de destaque entre os piores índices do país, ao lado do Maranhão (9,1%) e Pará (11,1%). No Brasil, o índice geral é de 17,4% da população que terminou algum curso superior. O estado com o maior percentual é o Distrito Federal (33,8%).
Entre os que concluíram a universidade, as desigualdades por sexo e, sobretudo, por cor ou raça são mais marcantes. Enquanto 13,3% das mulheres tinham Nível Superior em 2019, o percentual entre os homens é de 8,7%. Já o percentual de pessoas que se declaram brancas com Nível Superior é quase o dobro dos que se declaram pretas ou pardas: 18,5% frente a 9,6%.
Alfabetização
Se o nível de instrução acadêmica dos baianos é relativamente baixo o reflexo disso se dá em outros aspectos. Pela terceira vez seguida, o analfabetismo na Bahia cresceu e atingiu uma taxa aproximada de 13% de baianos adultos que não sabem ler nem escrever um bilhete simples.
Esse aumento fez com que o estado ultrapassasse o total de 1,5 milhão de analfabetos.
Desde que esse estudo começou a ser realizado, em 2016, a Bahia sempre esteve com o maior número de pessoas analfabetas entre todos os estados brasileiros. São 45 mil pessoas a mais, em comparação com o resultado obtido na primeira Pesquisa por Amostra de Domicílios, o que demonstra que estamos longe de atingir a meta do Plano Nacional de Educação (PNE) em erradicar o analfabetismo até 2024.
You must be logged in to post a comment Login