GERAL
Governo, Acisa e Fieac planejam ações em parceria para fortalecer o setor de serviços e da indústria do Acre
O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict), a Associação Comercial, Industrial, de Serviço e Agrícola do Acre (Acisa) e a Federação das Indústrias (Fieac) fizeram a primeira reunião do ano, visando ao fortalecimento das instituições. O encontro foi realizado no fim da tarde da quinta-feira, 2, na sede da Acisa, em Rio Branco.
Para o titular da Seict, Assurbanípal Mesquita, a ideia é ampliar a cooperação técnica entre as instituições para melhorar a competitividade das empresas com ações em fortalecimento dos setores de serviços, comércio e indústria, além do apoio a novas tecnologias.
“O apoio da Acisa em diversos eventos tem sido fundamental para impulsionar a economia. O objetivo do Estado é o de ampliar as parcerias. Nesse sentido, viemos dar boas-vindas à nova presidente, Patrícia Dossa, alinhando ações para o decorrer de 2025”, destacou Mesquita.
Patrícia Dossa retribuiu o gesto, abrindo as portas da instituição para o Estado e a Fieac. “Primamos por parcerias; a união em prol da classe comercial é fundamental para o desenvolvimento. A melhoria dos negócios do varejo é pauta comum. Este ano teremos muitas novidades”, garantiu.
O vice-presidente da Fieac, João Paulo Pereira, participou do encontro, destacando a necessidade de qualificação profissional em todos os setores. “A Acisa cumpre um papel importante neste processo de sensibilização e mobilização do setor de serviços e comércio, e tem produzido resultados tangíveis. A união de todos é importante para a economia do Acre”, acrescentou.
A presidente do Sindicato da Indústria de Confecções e Correlatas do Estado do Acre (Sincon/AC), Ray de Paula, a Raimundinha, disse que o momento é de união. Ao cumprimentar Patrícia Dossa, destacou que é a primeira mulher a assumir o cargo de presidente da instituição: “Nos sentimos muito bem representadas”.
Um dos projetos priorizados no protocolo de cooperação entre o Estado e a Acisa é o de educação financeira nas escolas públicas. O projeto de autoria do deputado Eduardo Ribeiro é fomentado pelo Estado por meio da Seict. A atualização da agenda de desenvolvimento econômico do Estado será construída com a participação das instituições.