ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Governo Bolsonaro reconhece ato do Congresso do Peru e deseja “êxito” para a nova presidente
Por Wanglézio Braga
O Ministério das Relações Exteriores do Brasil acabou de soltar uma nota reconhecendo a eminente “derrota” do presidente Pedro Castilho, preso na tarde de hoje (07) após tentar aplicar um “Golpe de Estado” no Peru, país que faz fronteira com o Acre. Em nota publicada no site do ministério, o governo brasileiro diz que acompanha com muita preocupação a situação.
“Governo brasileiro acompanha, com preocupação, a situação política interna no Peru que levou à destituição constitucional do Presidente Pedro Castillo pelo Congresso e à sua sucessão pela vice-Presidente Dina Boluarte”, diz comunicado.
Segundo o Ministério brasileiro, “as medidas adotadas no dia de hoje, 7 de dezembro, pelo Presidente Pedro Castillo, incompatíveis com o arcabouço normativo constitucional daquele país, representavam violação à vigência da democracia e do Estado de Direito. Espera-se que a decisão constitucional do Congresso peruano represente a garantia do pleno funcionamento do Estado democrático no Peru”.
Por fim, a nota segue dizendo que o Brasil “manifesta sua disposição de seguir mantendo as sólidas relações de amizade e cooperação que unem os dois países e deseja êxito à Presidente Dina Boluarte em sua missão como Chefe do Estado peruano”.