Connect with us

SAÚDE

Governo do Acre reforça a importância de vacinar a criançada contra o Sarampo

Publicado

em

O Brasil recebeu certificação de país livre do sarampo pela Organização Panamericana de Saúde (Opas) em 2016, contudo a doença ressurgiu em 2018. Dados nacionais do Boletim Epidemiológico, divulgado em janeiro deste ano pelo Ministério da Saúde, mostram mais de 40 mil casos e 40 mortes causadas pelo sarampo, sendo mais da metade em crianças menores de 5 anos.

No Acre, há apenas um caso suspeito notificado no município de Assis Brasil. O Departamento de Vigilância em Saúde (DVS), aguarda o resultado de uma segunda amostra enviada à Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), para se certificar da doença, todavia reforça a importância de vacinar crianças de 6 meses à menores de 5 anos.

O diretor do departamento alertou sobre a importância de vacinar as crianças. Foto: Lília Camargo/Secom

“Um dos motivos para a volta dessa e de outras doenças é a baixa cobertura vacinal. A vacina tríplice viral, que imuniza contra sarampo, caxumba e rubéola é um dos principais imunizantes do Programa Nacional de Imunizações (PNI) e está disponível durante todo o ano nos postos de saúde dos municípios. A doença afeta principalmente crianças, portanto, é preciso vacinar”, destacou Gabriel Mesquita, chefe do Departamento de Vigilância em Saúde do Acre.

O sarampo é uma doença infecciosa aguda, muito contagiosa e grave. Entre os sintomas estão febre acompanhada de tosse, secreção intensa, nariz escorrendo ou entupido, manchas vermelhas pelo corpo e irritação nos olhos. Sua transmissão ocorre de forma direta, por meio de gotículas expelidas ao tossir, espirrar, falar ou respirar próximo às pessoas sem imunidade contra a doença.

A Campanha Nacional de Imunização contra o Sarampo começou no mês de maio. A meta é vacinar pouco mais de 70 mil pessoas, entre servidores de saúde e crianças. Até o final do referido mês, o percentual de crianças vacinadas era de apenas 19,20% em todo o Acre. Os interessados devem procurar os postos de vacinação dos seus respectivos municípios,  munidos da carteira de vacinas, CPF ou cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).

Continue lendo
Clique para comentar

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

EXPEDIENTE

O Portal Acrenews é uma publicação de Acrenews Comunicação e Publicidade

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Gerente-administrativo: Larissa Cristiane

Contato: siteacrenews@gmail.com

Endereço: Avenida Epaminondas Jácome, 523, sala 07, centro, Rio Branco, Acre

Os artigos publicados não traduzem, necessariamente, a opinião deste jornal



Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Soluções Tecnológicas