GERAL
Governo do Acre reforça compromisso com o Código Florestal em painel na COP30
O Acre participou da mobilização nacional voltada à implementação efetiva do Código Florestal Brasileiro no painel “Mutirão COP30 pela Implementação do Código Florestal”, realizado no Pavilhão Brasil, auditório Jandaíra, na Zona Verde, durante a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30) neste sábado, 15.
A iniciativa representa um esforço conjunto para acelerar a regularização ambiental de imóveis rurais e consolidar o Código Florestal como um instrumento estratégico para o desenvolvimento sustentável do meio rural brasileiro.

O evento contou com a participação de gestores ambientais, representantes do governo federal, de instituições internacionais e da sociedade civil.
Representando o Acre, o secretário de Estado do Meio Ambiente, Leonardo Carvalho, destacou o compromisso do governo acreano com a implementação do Código Florestal e com o fortalecimento do Cadastro Ambiental Rural.

Estiveram presentes no painel, o diretor de biodiversidade e recursos naturais para a América Latina do Banco Alemão KfW, Jens Mackensen; o diretor de Cadastro Ambiental Rural do Ministério da Gestão e Inovação (MGI), Henrique Dolabella; a coordenadora de Mobilização da Presidência da COP30, Luciana Abade; e o produtor rural Elder Vieira da Silva.
Em sua fala, o secretário destacou que o estado tem avançado de forma consistente na implementação do Código Florestal, trabalhando para melhorar a integração dos dados e ampliar o alcance das ações de regularização ambiental.
O secretário também reforçou que o Estado possui um fluxo bem estruturado para a regularização ambiental, o que tem facilitado as análises do Cadastro Ambiental Rural (CAR) e ressaltou que os mutirões se tornaram uma das principais estratégias do governo para acelerar a regularização ambiental.

“Nos últimos três anos, realizamos em média 20 mutirões por ano, com apoio de diversos parceiros. Essas iniciativas se consolidaram como nosso principal instrumento, e trouxemos essa experiência para a COP como demonstração do nosso compromisso com a implementação do Código Florestal”.
A mobilização nacional do Mutirão do Código Florestal também contribui para o cumprimento das Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDCs) do Brasil, impulsionando ações de restauração florestal, redução de emissões de gases de efeito estufa e promoção do desenvolvimento sustentável no território nacional.
AGÊNCIA AC


