Connect with us

ACRE

Governo do Estado do Acre entrega Reconstrução da Subestação da ETA II

Publicado

em

Agência AC

A Subestação trifásica que atende as instalações da captação de água bruta da estação de tratamento de água – ETA II, foi inaugurada nesta segunda-feira, 9, pelo governador Gladson Cameli. A obra, realizada pelo Governo do Estado por meio da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), dá mais segurança operacional à maior unidade de produção do Departamento Estadual de Água e Saneamento do Acre (Depasa) em Rio Branco.

O projeto, que contempla a construção de nova subestação com novos transformadores e quadros de comando permitiu garantir à ETA II estrutura adequada, facilidade operacional e otimização do espaço, beneficiando diretamente 250 mil pessoas, cerca de 70% da população da capital. O investimento foi R$ 3.194.933,12 (três milhões, cento e noventa e quatro mil, novecentos trinta e três reais, doze centavos).

No ato simbólico de inauguração, Gladson Cameli destacou a importância da força tarefa para que hoje a ETA opere em segurança. “Gratidão a toda equipe do Estado e da Prefeitura, aos poderes que nos ajudaram a entregar essa obra hoje. A Assembleia Legislativa e aos vereadores também, que ninguém faz nada sozinho.

“Nós políticos temos a obrigação de vencer desafios, atender a população. O povo não pode esperar esperar”, disse o governador colocando-se à disposição para contribuir também com o Saerb, que a partir do próximo dia dois de outubro assumirá a gestão dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário da capital.

O secretário de Insfraestrutura, Cirleudo Alencar destacou a qualidade do trabalho, que mobilizou equipes da Seinfra, Deracre e Depasa. “Aqui tem o trabalho de um time grande. A Seinfra fez a obra, o Depasa cuidou do operacional, fez o nova canaleta para manter a captação, o Deracre realizou a pavimentação, melhoria dos acessos e estamos agora  entregando algo bem feito para garantir o atendimento à população”, completou o secretário.

O diretor de Operações do Depasa Alan Ferraz agradeceu o apoio institucional para a reconstrução da subestação.  “Muitas vezes durante a madrugada nossa equipe tinha que sair às pressas porque um equipamento havia parado por causa de uma queda de energia. Hoje não teremos mais esse problema.”

Representando a Assembleia Legislativa, o deputado estadual, André da Droga Vale disse que o governador está de parabéns. Que tem utilizado os recursos públicos com muita responsabilidade, prova o grande compromisso do governador com nosso Estado.

O deputado federal Alan Rick demonstra a preocupação do Estado em garantir água à população. Essa nova subestação garante a segurança para toda a comunidade que depende dos serviços. Melhoria na captação de água, melhor condição para que a população receba água em casa anunciando o recurso para construção de um mirante na área de captação.

Ação conjunta

Instalada na região da Sobral, A ETA II tem capacidade para tratar 1000litros/segundo de água, e abastece todos os bairros da regional Calafate, Segundo Distrito de Rio Branco, e toda parte alta da cidade.

Construída à margem do Rio Acre, a principal estação de captação apresentou rachaduras, com risco de desmoronamento, situação que se agravou após deslizamento de terra ocorrido em maio de 2020, o que tornou urgente a realização de intervenções para garantir a manutenção do abastecimento de água em boa parte dos bairros de Rio Branco.

Instalada na região da Sobral, A ETA II tem capacidade para tratar 1000litros/segundo de água, e abastece todos os bairros da regional Calafate, Segundo Distrito de Rio Branco, e toda parte alta da cidade Fotos: Marcos Vicentti/Secom

Para solucionar o problema, a ideia foi executar uma obra em caráter emergencial de deslocamento da subestação de energia antes do início do período chuvoso, a fim de evitar que um novo deslizamento de terra pudesse comprometer o serviço de captação e provocar o desabastecimento de água na capital. Desse modo, foi construída uma nova estrutura para abrigar a subestação.

A empresa de fornecimento de energia foi ao local para fazer a ligação da energia e deixou a nova subestação pronta para entrar em funcionamento. Logo após a realização do serviço foram iniciados os testes dos quadros de comando, inversores de frequência e transformadores.

Foi o momento em que, simultaneamente, as equipes do Depasa desligaram algumas bombas dos flutuantes, desligando da subestação antiga e religando na nova subestação, e então prosseguiram os testes para verificar se todo o sistema funcionava corretamente.

Concluídos todos os procedimentos, a nova subestação encontra-se em pleno funcionamento dando maior segurança operacional à principal unidade de produção do Depasa na capital.

Mais investimentos

Construída sobre estacas de 40 centímetros de diâmetro, fincadas a 21 metros de profundidade, a nova subestação está segura. Ainda para evitar riscos de novas movimentações de terra, o Governo do Estado, por meio da Seinfra realiza Obra de contenção na área de captação.

O muro de arrimo, construído com 54 estacas de concreto, com 51 centímetros de diâmetro, entre 18m e 20m de profundidade, contribuiu para desacelerar o processo de desbarrancamento.

Com apoio do Deracre, também foi executada a melhoria dos acessos.

E para continuar garantindo a capacidade de produção, o Governo do Estado, por meio do Depasa, já realizou a aquisição de nova bomba KSB para a Captação da ETA II. O investimento foi de quase R$ 400 mil, recursos próprios do Governo do Estado.

O que eles disseram

Pollyana Brito, gerente do Saerb – “Estamos muito felizes em nome do Prefeito Tião Bocalom, agradecemos, estamos satisfeitos com ema certeza que vamos receber uma estrutura com capacidade de abastecer a cidade de forma segura”.

Vereador. N Lima. “Isso mostra o cuidado do governador para com a população. Parabéns por estar deixando uma obra de responsabilidade para a população.”

Continue lendo
Clique para comentar

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

EXPEDIENTE

O Portal Acrenews é uma publicação de Acrenews Comunicação e Publicidade

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Gerente-administrativo: Larissa Cristiane

Contato: siteacrenews@gmail.com

Endereço: Avenida Epaminondas Jácome, 523, sala 07, centro, Rio Branco, Acre

Os artigos publicados não traduzem, necessariamente, a opinião deste jornal



Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Soluções Tecnológicas