POLÍTICA
Governo entrega equipamentos de informática a Fundação Hospitalar superiores a R$ 2,2 milhões
Em colaboração com Agnes Cavalcante
Com o objetivo de melhorar os serviços de saúde no Estado, o governo do Acre promoveu nesta terça-feira, 8, a entrega de equipamentos hospitalares e de informática para a Fundação Hospital Estadual do Acre (Fundhacre), na sede da unidade, em Rio Branco.
O maior complexo hospitalar do Estado, que atende pacientes de todos os municípios acreanos, outros estados e até países vizinhos, agora conta com o reforço de novos computadores, uma lavadora e três secadoras industriais, ventiladores pulmonares, desfibriladores, poltronas hospitalares, cadeiras de rodas, ares-condicionados, microscópios, e equipamentos médicos como oxímetros e medidores de pressão, entre outros itens, fundamentais para a melhoria dos atendimentos.
A vice-governadora e secretária de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos, Mailza Assis, destacou o compromisso do governo em melhorar o atendimento à população. “O governo do Estado tem investido na Saúde, para garantir qualidade dos serviços oferecidos e temos a parceria da nossa bancada, comprometida, que tem ajudado muito. Estou muito feliz, pois isso representa melhoria da assistência prestada aos pacientes, mais diminuição do tempo de ocupação de leitos e maior agilidade no tempo de procedimentos cirúrgicos, além da profissionalização dos serviços de lavanderia, cozinha e acolhimento”, afirmou, lembrando que parte do recurso foi destinado por ela durante seu mandato como senadora.
Os recursos para aquisição dos equipamentos são provenientes de recursos federais do Ministério da Saúde e de emendas parlamentares dos senadores Alan Rick e Márcio Bittar.
O secretário de Estado de Saúde, Pedro Pascoal, destacou os investimentos realizados, como o Mutirão de Cirurgias e a modernização da Saúde. “Estamos trazendo novos equipamentos que vão agilizar os atendimentos, especialmente com o uso da tecnologia. Com a renovação do parque tecnológico, prontuário eletrônico e o Centro de Inteligência em Saúde, teremos acesso rápido a dados para ações mais efetivas. O governador Gladson Cameli tem como prioridade a redução das filas de cirurgias eletivas, e já investimos tanto na parte estrutural quanto em equipamentos essenciais para leitos de UTI e lavanderia hospitalar”, afirmou.
O diretor executivo, administrativo e financeiro da Fundhacre, Wanderson Bragança, reforçou que os investimentos integram uma série de repasses feitos pelo governo do Estado para o fortalecimento das ações da Fundhacre. “Este ano nós tivemos muitos avanços na Saúde do Estado, graças ao empenho do governador Gladson Cameli e do secretário Pedro Pascoal em cuidar das pessoas e nós, do complexo Fundhacre, ficamos muito felizes com mais esse apoio que será fundamental para o fortalecimento das ações em saúde”, frisou.
O presidente da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), deputado estadual Luiz Gonzaga enfatizou. “Temos visto que a saúde do nosso Estado tem melhorado bastante e atendido a nossa população, principalmente com as cirurgias. É bom ver o compromisso do governo do Estado, ajudando, e com certeza, esses equipamento, vem trazer agilidade e conforto aos servidores, para dar o melhor atendimento possível aos pacientes”, finalizou.