POLÍTICA
Governo Gladson Cameli pode antecipar salários de outubro e injetar mais de R$ 400 milhões na economia acreana
O governador Gladson Cameli (PP) pode autorizar a antecipação do pagamento de outubro para o próximo dia 28, data em que se celebra o Dia do Servidor Público. A medida, caso confirmada, beneficiaria cerca de 52 mil servidores ativos, aposentados e pensionistas, injetando mais de R$ 400 milhões na economia acreana, segundo estimativas da Secretaria de Planejamento e Gestão.
A antecipação tem sido uma prática recorrente da atual gestão, que busca manter a folha em dia e, sempre que possível, adiantar o depósito dos salários. Essa política, além de valorizar o funcionalismo, movimenta o comércio local e ajuda a reforçar o caixa de pequenos e médios empreendedores às vésperas do fim do mês.
Mesmo com a segunda parcela do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) abaixo das previsões, o governo estadual mantém o compromisso de regularidade nos repasses aos poderes e instituições, demonstrando controle fiscal e responsabilidade administrativa.
Se confirmada, a antecipação marcará mais um gesto de reconhecimento aos servidores públicos, que compõem a base essencial da máquina administrativa e respondem por boa parte da renda formal do Acre, representando cerca de 60% da movimentação salarial do estado.