ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Governo peruano declara Estado de Emergência em departamento que faz fronteira com o Acre
Por Wanglézio Braga
A presidente da República do Peru, Dina Boluarte, declarou Estado de Emergência no Departamento de Madre de Dios, após protestos nacionais que vêm ocorrendo no país desde dezembro do ano passado. O prazo é de 30 dias. O decreto foi publicado no Diário Oficial do Governo do Peru neste domingo (15).
Com o decreto, a rotina do departamento muda bruscamente. Haverá toque de recolher entre às 20hs até 04hs (horário de Puerto Maldonado). Algumas atividades civis como manifestações ficam proibidas. A Polícia Nacional do Peru, segundo o documento, ficará responsável por fazer valer o decreto. A imprensa fica livre para o trânsito nas cidades do departamento. Farmácia e supermercados vão funcionar, porém, com horário reduzido.
Há pelo menos cinco dias, o departamento de Madre de Dios realizou uma caminhada pela cidade de Puerto Maldonado onde milhares de pessoas pediam paz no país. A Marcha pela Paz seguiu uma tendência no Peru. Até o momento, por causa dos conflitos, diversas cidades também estão seguindo o toque de recolher.
Mais de 50 pessoas já morreram por causa dos protestos violentos entre civis, rebeldes e as forças de segurança. Eles pedem a saída imediata da atual presidenta e liberdade para o ex-presidente, Pedro Castilho.